Foto: Divulgação/Ascom
O vereador João Pereira foi eleito neste domingo (27) como o novo presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina. Ele venceu a disputa contra o atual presidente, Cícero Magalhães, que tentava a reeleição no Processo de Eleições Diretas (PED) 2025, que definiu a nova direção municipal da sigla.
A votação foi realizada das 8h às 16h no prédio do Instituto Federal do Piauí, zona Sul da capital. Ao contrário do primeiro turno, que registrou tumulto no Colégio Liceu Piauiense, o segundo turno foi realizado sem intercorrências e mobilizou a militância petista na capital. O resultado representa a mesma tendência petista em Teresina e no Piauí, situação inédita na história da legenda no estado.
Dos cerca de 20 mil filiados aptos, pouco mais de três mil compareceram às urnas. João Pereira recebeu 1.770 votos, enquanto Cícero Magalhães obteve 1.324. Com a maioria dos votos, João foi eleito novo presidente do diretório municipal do PT em Teresina.
Resultado da eleição:
Total de votantes: 3.162
João Pereira: 1.770 votos
Cícero Magalhães: 1.324 votos
Votos válidos: 3.094
Votos nulos: 22
Votos brancos: 47
Diferença pró João Pereira: 446 votos
Vereador em seu primeiro mandato, João Pereira recebeu apoio expressivo de setores da militância, movimentos sociais e parlamentares da sigla.
A eleição também contou com a presença do governador Rafael Fonteles, que, apesar de fazer um apelo pela unidade do partido, celebrou o resultado favorável ao vereador.