Foto: Divulgação
Teve início nesta quarta-feira (30) o cadastramento de cães e gatos que passarão por castrações e consultas gratuitas por meio do projeto Castramóvel, em Picos. A ação contempla mil procedimentos de castração que serão realizados no Centro de Zoonoses do município.
A iniciativa da Prefeitura de Picos tem como objetivo promover a saúde pública e o bem-estar animal, especialmente dos que estão em situação de rua.
A equipe responsável pelo Castramóvel informa que os cadastros podem ser feitos das 8h às 16h, e os interessados — tutores ou protetores — devem apresentar documentação no ato do cadastro.
“Estaremos disponibilizando castrações e consultas para a população e protetores. Para realizar o cadastro é necessário apresentar CPF, comprovante de endereço e informar a quantidade de animais, sejam cães ou gatos”, explicou a organização do projeto.
Nesta primeira etapa, as castrações serão voltadas exclusivamente para gatos. A partir da próxima semana, será iniciada a triagem de cães, com consultas e exames para avaliar se os animais estão aptos à cirurgia.
Documentos e orientações para o cadastro:
• Protetores de animais: devem apresentar CPF e comprovante de residência.
• Tutores de baixa renda: é necessário estar inscrito no CadÚnico ou Bolsa Família.
• Protetores independentes vinculados à APAPI (Associação de Proteção Animal de Picos): não precisam apresentar CadÚnico, apenas informar o vínculo com a instituição.