Fotos: Geirlys Silva / SAF
Mais de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Fartura do Piauí, no semiárido piauiense, foram beneficiadas nesta sexta-feira (1º) com a doação de mais de sete toneladas de alimentos. A ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Os alimentos foram produzidos por agricultores familiares de São Raimundo Nonato e incluíram itens como galinha caipira, carne caprina, milho verde, abóbora, banana, polpa de umbu, hortaliças, mel, entre outros. A iniciativa contou com um investimento de R$ 47 mil.
As famílias beneficiadas foram selecionadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Fartura do Piauí. A escolha do município se deu por conta da estiagem prolongada que tem comprometido a produção agrícola e agravado a insegurança alimentar na região.

Segundo a secretária estadual da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, a ação buscou atender uma das comunidades mais afetadas pela falta de chuvas no estado.
“Essa entrega foi bastante significativa porque atendeu a um dos municípios mais atingidos pela estiagem na região semiárida. Os alimentos foram adquiridos com agricultores familiares de São Raimundo Nonato, e a opção foi justamente atender o município de Fartura que, através do CRAS, organizou um cadastro das famílias que estão em maior dificuldade para conseguir alimentos. Foram mais de 300 famílias atendidas. É uma entrega importante porque atende pessoas que mais necessitam, e que nesse momento são, inclusive, agricultores familiares, que estão sem condições de produzir devido às condições de estiagem e à total ausência de água na região”, destacou a secretária.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como principal objetivo promover o acesso à alimentação de qualidade ao mesmo tempo em que incentiva a agricultura familiar. Por meio da modalidade de doação simultânea, os produtos são comprados diretamente dos produtores e entregues de forma imediata a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.