EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Sesapi inicia triagem de pacientes para implantes dentários gratuitos
Por Dulina Fernandes
Publicado em 05/08/2025 12:29
Piaui

Foto: Divulgação / Sesapi

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) inicia, nesta quarta-feira (6) o processo de triagem para pacientes de Teresina interessados em realizar implantes dentários unitários ou do tipo overdenture — prótese que se encaixa sobre implantes. A iniciativa integra o programa estadual itinerante “Implantando mais Sorrisos” e será realizada por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, até o dia 13 de agosto, na Clínica LH Odontologia, localizada na Rua 19 de Novembro, nº 49, Centro/Norte da capital.

Para participar da triagem, o paciente deve ter mais de 20 anos e estar em bom estado geral de saúde. Terão prioridade pessoas com ausência de dentes anteriores, aquelas que já concluíram o tratamento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) e mulheres vítimas de violência doméstica. Neste último caso, a preferência segue o que estabelece a Lei nº 15.116, de 2 de abril de 2025, que assegura o acesso a serviços odontológicos voltados à reconstrução e reparação dentária de mulheres que sofreram agressões com impactos na saúde bucal.

Após a triagem, os atendimentos terão início no dia 15 de agosto, no Hospital da Polícia Militar (HPM). “Vamos realizar essa triagem, no horário de 8h às 18h, serão distribuídas 131 senhas ao dia . Os implantes são do tipo unitário ou overdenture, indicado para pessoas que não possuem nenhum dente na arcada e desta forma recebem dois implantes e uma prótese”, explica Roberta Alvarenga Salvador, coordenadora estadual de Saúde Bucal da Sesapi.

O programa

Nesta primeira etapa, o programa vai ofertar 3.500 implantes dentários (unitários e do tipo overdenture), além de mais de 10 mil procedimentos odontológicos, ampliando o acesso à saúde bucal em todas as regiões do estado. O atendimento será realizado de forma itinerante, por meio de dois ônibus adaptados com estrutura completa: duas cadeiras odontológicas fixas, uma cadeira portátil auxiliar, raio-x digital, equipamentos, instrumentais e insumos adequados para garantir a qualidade do serviço prestado.

As unidades móveis vão percorrer as 12 Regiões de Saúde do Piauí. A regulação dos pacientes será feita pelas Secretarias Municipais de Saúde, por meio do Sistema Regula Piauí. Durante o agendamento, cada paciente terá o dia e o turno definidos para atendimento. Serão realizados até 50 atendimentos por dia, por ônibus.

Entre os procedimentos ofertados pelo programa estão:

* Consulta odontológica
* Raio-X periapical e panorâmico
* Tomografia
* Profilaxia
* Tartarectomia por arcada
* Restaurações em resina (de 1 e 2 faces)
* Próteses
* Remoção simples de dente permanente
* Exodontia
* Instalação de implante dentário
* Regeneração tecidual com enxerto ósseo
* Instalação de cicatrizador

Cronograma dos próximos atendimentos da 1ª Etapa

* Vale do Canindé – 01 e 02/08
* Vale do Rio Itaim – 06 a 08/08
* Vale do Rio Guaribas – 11 a 15/08
* Vale do Sambito – 18 e 19/08
* Planície Litorânea – 21 a 26/08
* Cocais – 30 e 31/07; 01/08; 04 a 08/08
* Carnaubais – 11 a 13/08
* Entre Rios – 15/08; 18 a 22/08; 25 a 29/08; 01 a 03/09

Comentários