EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Prefeitura de Geminiano lança Programa Farinhada Municipal para fortalecer agricultura familiar e injetar R$ 309 mil na economia local
Por Dulina Fernandes
Publicado em 07/08/2025 08:59
Piaui

Na noite desta quarta-feira (6), o Centro Comercial de Geminiano foi palco do lançamento oficial do Programa Farinhada Municipal 2025, iniciativa idealizada pela Prefeitura de Geminiano, por meio da Secretaria de Agricultura do município. O programa visa beneficiar diretamente cerca de 120 famílias, com a expectativa de injetar R$ 309.840,00 na economia local, impulsionando a produção da mandioca e fortalecendo a agricultura familiar.

O evento contou com a presença do prefeito Jaillson Campos, do secretário estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu; da primeira-dama e secretária de Educação, Auridete Araújo, além de secretários municipais, vereadores, representantes de associações de moradores, autoridades locais e as famílias beneficiadas.

Durante a cerimônia, foram entregues kits para os agricultores cadastrados, contendo uma camiseta, um boné, quatro kits para ralar mandioca e quatro pares de luvas. Além disso, cada grupo recebeu cestas básicas de alimentos para garantir o sustento durante o período de trabalho. A Prefeitura também anunciou a doação de mais de 120 toneladas de mandioca, que serão distribuídas em oito aviamentos para o desmanche e produção de goma, farinha e ração animal.

O secretário de Agricultura de Geminiano, Edmundo Sousa, comemorou o lançamento do programa. “É uma alegria celebrarmos este grande ato, que é a primeira farinhada municipal em nível de estado. Este programa é pioneiro e tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município. Estamos vivendo um momento difícil, com a falta de inverno prejudicando a produção de alimentos. Essa ação visa fortalecer as famílias e incentivar o cultivo da mandioca, que vem sendo desalentado na região”, afirmou.

O prefeito Jaillson Campos destacou a realização do programa para ajudar os agricultores locais. “O que nos motivou a criar este programa foi a necessidade urgente dos nossos agricultores diante do cenário de seca e calamidade. Com o apoio da Secretaria de Agricultura e do Governo do Estado, representado aqui pelo secretário Fábio Abreu, estamos dando um pontapé inicial para retomar e incentivar a produção de mandioca e a farinhada no município. Queremos fortalecer nossos agricultores para que possam voltar a produzir goma e farinha de qualidade”, declarou o prefeito.

Segundo o secretário estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, o momento é de celebração.  “Parabenizo o prefeito Jaillson Campos pela iniciativa, que vem em um momento de grande necessidade devido aos ciclos climáticos extremos que afetam a região. O governador Rafael nos determinou acompanhar de perto este processo, que pode ser replicado em outros municípios do estado. O apoio técnico e governamental está disponível para garantir que as famílias rurais recebam a assistência necessária nesse momento tão difícil”, destacou.

O Programa Farinhada Municipal 2025 representa um importante passo para a agricultura familiar de Geminiano, fortalecendo a produção local, garantindo renda e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável da região.

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO

Comentários