EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Estoques de sangue em Picos estão em nível crítico e Hemocentro faz apelo à população
Com queda nas doações e aumento na demanda por hemocomponentes, Hemocentro Regional de Picos alerta para risco de desabastecimento e reforça a importância da solidariedade.
Por Dulina Fernandes
Publicado em 07/08/2025 14:09
Picos
Hemocentro de Picos fica localizado ao lado do Hospital Regional Justino Luz - Foto: Daniela Meneses

 

 

 

O Hemocentro Regional de Picos enfrenta uma das fases mais delicadas do ano em relação aos estoques de sangue. A coordenadora da unidade, Maria Santana, fez um apelo pedindo o apoio da população para reverter o cenário preocupante.

“Estamos com os estoques muito baixos, principalmente dos tipos sanguíneos com fator negativo. Precisamos recuperar isso porque muita gente precisa diariamente, e quem precisa de sangue não pode esperar”, afirmou Maria.

Segundo a coordenadora, o mês de julho costuma registrar uma queda significativa nas doações, ao mesmo tempo em que há um aumento expressivo na saída de bolsas de sangue e plaquetas. O crescimento dos casos de dengue e o número de acidentes na região contribuem para a alta demanda.

“Temos pacientes que semanalmente fazem uso de até 12 bolsas de plaquetas. Para atender uma pessoa que pesa 80 quilos, por exemplo, são necessários oito doadores. É muita gente dependendo da solidariedade de quem pode doar”, explicou.

Além de atender a rede de saúde de Picos, o Hemocentro é responsável por abastecer agências transfusionais em Valença, Oeiras e São João do Piauí. “Tem alguém esperando por você. Tem alguém que depende da sua boa ação para continuar vivendo”, reforçou Maria Santana.

A coordenadora lembra que o ato de doar sangue é rápido, seguro e pode salvar até quatro vidas. “Você só precisa estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos e estar bem alimentado. Em até 20 minutos, sua doação pode fazer toda a diferença”.

O Hemocentro Regional de Picos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ao lado do Hospital Regional Justino Luz.

MARIA SANTANA 

Comentários