EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
TRE-PI amplia acesso e permite regularização biométrica em qualquer cartório
Por Dulina Fernandes
Publicado em 13/08/2025 13:26
Piaui

Foto: TSE

 

A partir de agora, eleitoras e eleitores piauienses poderão acessar os serviços da Justiça Eleitoral em qualquer cartório do estado, independentemente do município onde estejam cadastrados para votar. A medida é chamada de regionalização do atendimento.

O principal impacto será para quem já possui título de eleitor, mas ainda não fez o cadastro biométrico, especialmente o público que se alistou durante a pandemia e ficou sem registrar foto e digitais. Agora, a coleta biométrica poderá ser feita no cartório mais próximo de casa, mesmo que seja em uma cidade diferente da zona eleitoral de origem.

Além da biometria, todos os demais serviços passam a estar disponíveis de forma regionalizada. Isso inclui novos alistamentos, revisões cadastrais (alteração de nome, endereço ou local de votação) e transferências de domicílio eleitoral, seja entre cidades piauienses ou de outros estados para municípios do Piauí. O local de votação, no entanto, permanece inalterado até que o eleitor solicite mudança formal.

Para implementar a novidade, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/TRE-PI) promoveu um treinamento com chefes de cartórios das cinco zonas eleitorais da capital e das 69 zonas do interior. 

De acordo com o TRE-PI, a medida representa um avanço na prestação jurisdicional e reforça o compromisso da instituição com “excelência, inovação, inclusão, acessibilidade e responsabilidade social”, fortalecendo seu papel como garantidora dos direitos políticos da população.

 

Comentários