MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Veja como proteger sua conta do WhatsApp contra golpes que crescem no Piauí
Por Dulina Fernandes
Publicado em 12/09/2025 21:22
Tecnologia

Foto: arquivo / Cidadeverde.com

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) fez um alerta sobre o aumento de casos de invasão de contas de WhatsApp. O golpe, segundo o Procon/MPPI, ocorre quando criminosos se passam pela vítima para aplicar fraudes contra familiares e amigos.

O esquema é simples: os golpistas convencem a pessoa a fornecer o código de seis dígitos enviado por SMS pelo próprio aplicativo. Assim que conseguem a sequência, a conta é imediatamente desconectada e os criminosos assumem o controle.

“O criminoso, ao ver todas as suas conversas e mandar mensagens de golpe para seus entes queridos, é algo que precisamos combater. Nosso WhatsApp é como nosso carro: precisamos deixá-lo muito bem protegido e ‘trancado’ para dificultar o acesso dos criminosos”, explica o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro.

Como se proteger do golpe

Foto: Reprodução / Whatsapp

O Procon recomenda que os usuários adotem imediatamente mecanismos extras de segurança:

  • Ativar a verificação em duas etapas: cria uma senha de seis dígitos para novos logins;
  • Usar a função chaves de acesso: substitui o código por SMS pelo reconhecimento facial ou impressão digital.

A iniciativa integra o Alerta Digital, programa do Procon/MPPI em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que monitora os principais crimes virtuais e orienta a população sobre formas de prevenção.

Comentários