Foto: Sedec PI
O prolongado período de estiagem tem provocado dificuldades de acesso à água em diversas regiões do Piauí. Atualmente, 126 municípios estão com situação de emergência decretada, sendo que 54 deles foram priorizados na primeira etapa de atendimento emergencial, devido ao esvaziamento de reservatórios e à perda de plantações.
Para mitigar os impactos da seca, a Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec) destinou R$ 6 milhões em recursos próprios para a contratação de carros-pipa, que irão abastecer comunidades em situação crítica por um período de três meses. Além disso, foram destinados mais de R$ 1,1 milhão em recursos federais, aplicados também por meio de licitação.
De acordo com a Sedec, outra frente de atuação tem sido o apoio técnico às prefeituras, com foco na capacitação para criação e regulamentação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMDECs). Essas estruturas são fundamentais para que os municípios possam acessar programas e recursos do Governo Federal, seguindo os critérios exigidos.
Como resultado direto das capacitações, o número de COMDECs ativas saltou de 18 para 62 coordenadorias. A secretaria também atua na sensibilização de outras prefeituras para que implementem essas estruturas permanentes de resposta emergencial.
“É por meio das COMDECs que os municípios conseguem reportar suas demandas específicas e solicitar benefícios como abastecimento emergencial e entrega de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade”, informou.