Cerca de 50 estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) embarcaram nesta segunda-feira (10) para Belém (PA), onde participam da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O grupo é formado, em sua maioria, por alunos indígenas e quilombolas que integram um projeto internacional voltado à gestão territorial e ambiental de terras tradicionais.
Segundo a professora Socorro Arantes, coordenadora do projeto, a participação dos estudantes representa um marco para a ciência indígena e a internacionalização da pesquisa sobre sustentabilidade e proteção ambiental.
“Esse é um projeto de internacionalização da ciência indígena em gestão territorial e ambiental, financiado pela Capes. Fomos selecionados com 56 bolsas para mestrandos e doutorandos indígenas e quilombolas intercambiarem experiências em gestão territorial e ambiental na Bolívia, que é um país com 90% da população indígena. Então é essa experiência que nós vamos levar à COP30, para a zona azul, para a exposição principalmente do papel da juventude pesquisadora indígena e quilombola como perspectiva para as soluções climáticas”, explicou a professora.
Arantes destacou ainda a importância do bioma Cerrado e da presença dos povos tradicionais piauienses na conferência.
“O Cerrado é a nossa perspectiva. Inclusive, na nossa caravana estão indo indígenas da região Sudoeste, mais especificamente de Bom Jesus. O Piauí compõe a última fronteira agrícola, e o Cerrado, nesse momento, praticamente tem sido protegido pelos povos e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Penso que o Cerrado e a Amazônia são dois biomas muito importantes para o planeta”, reforçou.
COP30
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A COP30 é considerada um dos maiores fóruns globais sobre o enfrentamento das mudanças climáticas. O evento reúne representantes de governos, diplomatas, cientistas, organizações da sociedade civil e entidades privadas com o objetivo de discutir estratégias para conter o aquecimento global e promover a transição ecológica justa.
A conferência teve abertura oficial na manhã desta segunda-feira (10), com discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e segue até o dia 21 de novembro, em Belém.