MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Grupos de WhatsApp e sites falsos: delegado alerta para golpes na Black Friday
Por Dulina Fernandes
Publicado em 23/11/2025 19:37 • Atualizado 23/11/2025 19:38
Geral

Foto: Divulgação/Ascom

 

Em tempos de enxurradas de promoções na rede social, o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) fez alerta sobre o Black Friday. O delegado disse que o consumidor deve ficar atento a grupos de WhatsApp de promoções, ofertas relâmpagos e proliferação de sites falsos para golpes. 

“É um período muito propício para os criminosos abordarem os usuários da internet, em vista da grande demanda que as empresas legítimas de ofertarem promoções. Então, é muito importante tomar muito cuidado nesse período, desconfiar de tudo, principalmente com procuras despretensiosas que você não solicitou”, disse o delegado. 

Mácola ressaltou que as pessoas devem desconfiar de promoções vantajosas. Desde descontos exagerados no Instagram, ofertas relâmpagos, ligações telefônicas e as abordagens por WhatsApp com link de promoções.

“Eles enviam para várias pessoas links de acesso, links de promoções, e no momento em que a vítima, o usuário clica naquele link ou visita aquele site, ele é redirecionado para uma conversa de WhatsApp ou ele é abordado para instalar uma VPN, que é uma internet tubular, uma ferramenta legítima, só que o criminoso utiliza para capturar os dados das pessoas”, alertou o delegado.  

“Neste período existe uma procura muito grande por lojas online abordando os clientes, criando um cenário ilusório para aplicar os golpes. Geralmente sites falsos, que eles sobem na internet para atrair com preços baratos. Então, se você entra em um site e percebe que em qualquer lugar que clique é redirecionado para o WhatsApp, já ligue o sinal de alerta”, ressaltou Mácola. 

O delegado recomenda que busque sites já verificados, de empresas que têm nome no mercado. 

“É importante que a empresa tenha um serviço de feedback ao cliente, que responda ao consumidor ou que garanta um ressarcimento do valor, caso o produto não chegue. Existem várias empresas séries no mercado, que fazem isso e que o usuário deve procurar essas empresas”.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O delegado informou que em dezembro fará balanço dos golpes durante Black Friday.

Recomendações na hora de pagar: 

  • Evite Pix e boletos em sites desconhecidos: Dê preferência a cartões de crédito ou carteiras digitais, que oferecem proteção contra fraudes.
  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado: Se o desconto for bom demais pra ser verdade, provavelmente não é verdade.
  • Não salve dados do cartão em sites novos: Mesmo que o site pareça confiável, insira os dados manualmente a cada compra.

Após a compra:

  • Guarde comprovantes e comunicações: E-mails, prints e recibos ajudam em caso de reclamação ou contestação.
  • Monitore sua fatura e conta bancária:
  • Verifique transações suspeitas logo após a compra.
Comentários