A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (25), o reajuste tarifário anual de 2025 da Equatorial Piauí. Com a decisão, a conta de luz dos consumidores residenciais e de grande parte dos estabelecimentos comerciais do estado terá aumento em torno de 13%. As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 2 de dezembro de 2025.
Para a categoria de consumidores residenciais B1, o reajuste definido é de 13,28%. Considerando todos os grupos atendidos pela distribuidora, o efeito médio será de 13,61% para as unidades atendidas em baixa tensão e de 13,42% para aquelas ligadas em alta tensão. No total, o efeito médio geral para o conjunto dos consumidores da Equatorial Piauí será de 13,57%.
De acordo com a Aneel, o aumento reflete custos relacionados à compra e transmissão de energia, despesas próprias da atividade de distribuição, encargos setoriais e ajustes financeiros de processos tarifários anteriores. Esses componentes fazem parte da estrutura regulatória do setor elétrico e são atualizados periodicamente pela agência reguladora.
O reajuste integra o processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA), realizado nos anos em que não ocorre a Revisão Tarifária Periódica. Nessa etapa, são corrigidos valores ligados à remuneração da distribuidora, com base em indicadores como a inflação e o chamado Fator X, além do repasse de custos considerados obrigatórios ao consumidor. A Aneel esclarece que o RTA é diferente da Revisão Tarifária Periódica (RTP), efetuada a cada quatro ou cinco anos, quando são redefinidos o custo eficiente de distribuição e as metas de qualidade que as empresas de energia devem cumprir.