MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Picos receberá 250 doses de vacina contra vírus causador da bronquiolite
Por Dulina Fernandes
Publicado em 04/12/2025 13:16
Picos

Foto: Ministério da Saúde

 

O município de Picos deve receber 250 doses da vacina contra o Vírus Sinsicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite, conforme informado pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). A remessa será enviada assim que o lote chegar ao estado — com previsão para esta quinta-feira (04). A expectativa é que as vacinas comecem a ser disponibilizadas às gestantes por meio das unidades de saúde locais.
 
A vacina contra o VSR foi incorporada ao sistema público de saúde (Sistema Único de Saúde – SUS) em 2025. A aquisição inicial, realizada pelo Ministério da Saúde, inclui 1,8 milhão de doses para distribuição nacional. O primeiro lote, com 673 mil doses, já está sendo encaminhado aos estados, como parte da campanha de imunização para proteger gestantes e recém-nascidos.  
 
 Por que a vacina é importante
 
• O VSR é o principal causador da bronquiolite e uma das causas mais comuns de pneumonia em crianças pequenas. Estima-se que ele responda por cerca de 75% dos casos de bronquiolite em menores de 2 anos e por 40% das pneumonias na mesma faixa etária.  
• Em 2025, até novembro, o Brasil contabilizou mais de 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuídos ao VSR — desses, aproximadamente 82,5% ocorreram em crianças com menos de 2 anos.  
• Não existe tratamento específico para a bronquiolite causada pelo VSR: o manejo clínico foca em aliviar sintomas — como suplementação de oxigênio, hidratação e, em alguns casos, uso de broncodilatadores.  
 
 Quem deve vacinar
 
O público-alvo da vacina contra o VSR são todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A imunização consiste em dose única por gestação — mesmo gestantes mais velhas não têm restrição de idade para receber a vacina. A estratégia busca transferir anticorpos da mãe para o bebê durante a gravidez, conferindo proteção nos primeiros meses de vida, período em que a vulnerabilidade à bronquiolite e a complicações é elevada.  
 
Com a chegada das doses ao Piauí, a Sesapi deverá organizar a distribuição pela rede de atenção primária. As gestantes que desejarem se vacinar devem procurar as unidades básicas de saúde (UBSs) para receber a dose.
 
A chegada das 250 doses a Picos representa um passo importante para ampliar a proteção das futuras mães e dos recém-nascidos na região, especialmente diante da alta prevalência de infecções respiratórias graves entre crianças pequenas no Brasil.
Comentários