Diretor Werton Costa destaca volumes de até 40 milímetros e pede atenção a ventos, raios e condições nas estradas
A microrregião de Picos registrou entre 15 e 40 milímetros de chuva nos últimos dias, segundo dados das estações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e da Defesa Civil do Piauí. O cenário tem sido comemorado por moradores e agricultores, que veem na precipitação um alívio para o sertão. No entanto, a Defesa Civil alerta para riscos associados às instabilidades que devem continuar até o próximo final de semana.
O diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Estado, Werton Costa, reforçou que, apesar da condição climática agradável, é preciso cautela.
Diretor de prevenção e mitigação de desastres da SEDEC e climatologista, Werton Costa (Foto: O Dia)
“Nós vamos ter chuvas organizadas em pancadas, mas temos que estar bastante atentos ao fator termodinâmico. Essa condição de calor favorece ventos fortes e descargas elétricas em alguns municípios da microrregião”, explicou.
Costa também destacou a importância de cuidados em áreas de lazer e nas estradas.
“É muito tentador ir para a roça ou para a barragem de Bocaina, cartão postal da região, mas é fundamental buscar abrigo seguro quando as nuvens carregadas se aproximam. Além disso, quem trafega pelas vicinais e rodovias deve ter cuidado com a aquaplanagem e a perda de visibilidade”, alertou.
Segundo o diretor, as chuvas devem se manter até o próximo final de semana, com diferentes níveis de intensidade.
“As chuvas são muito bem-vindas e elas devem continuar, mas precisamos estar atentos às condições adversas que podem comprometer a segurança da população”, concluiu.