Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Ministério da Saúde abre inscrições para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas com 86 vagas imediatas, e outras 36 de cadastro de reserva, em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública no Piauí. Ao todo, 15 municípios do estado devem ser atendidos, sendo 11 de forma imediata.
"Eles já começam a trabalhar a partir do dia 25 de março a dia 2 de abril. É o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, ampliando o acesso à atenção especializada, reduzindo o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, e levando mais cuidado e dignidade a quem mais precisa", finaliza a superintendente do Ministério da Saúde no Piauí, Antônia Maria Leal.
As inscrições podem ser feitas na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro. Para o novo processo, Teresina é o município com maior número de vagas, 23 de contratação imediata, seguido de Floriano, 15 vagas, Piripiri, 14 vagas, Parnaíba, 11 vagas, e Picos, 8 vagas.
Atualmente, no Piauí, 46 médicos atuam em áreas como cirurgia geral e ginecológica e anestesiologia, em diversos municípios do estado.
Veja a lista dos municípios para atuação do programa
- Altos: 1 (cadastro de reserva)
- Barras: 1 (cadastro de reserva)
- Barro Duro: 1 (cadastro de reserva)
- Bom Jesus: 5 (vagas imediatas)
- Campo Maior: 1 (vaga imediata)
- Cocal: 2 (cadastro de reserva)
- Floriano: 15 (vagas imediatas)
- Parnaíba: 11 (vagas imediatas) e 10 (cadastro de reserva)
- Pedro II: 1 (vaga imediata)
- Picos: 8 (vagas imediatas)
- Piracuruca: 5 (vagas imediatas)
- Piripiri: 14 (vagas imediatas)
- Teresina: 23 (vagas imediatas) e 19 (cadastro de reserva)
- União: 1 (vaga imediata) e 1 (cadastro de reserva)
- Valença do Piauí: 2 (vagas imediatas) e 1 (cadastro de reserva)
Atendimento do programa Agora Tem Especialistas
A iniciativa inédita foi lançada em 2025 como parte do programa Agora Tem Especialistas, voltado à expansão da oferta e à redução do tempo de espera por exames, cirurgias e consultas. Integrado às ações do Ministério da Saúde para enfrentar a escassez e a má distribuição de especialistas no país, o programa articula formação em serviço e provimento assistencial, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.
O lançamento do edital do Mais Médicos Especialistas ocorreu no último dia 3, em Brasília. A iniciativa prevê a seleção de 1.206 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco de atuação desses profissionais são regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.
Atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do país e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%).