PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
UFPI e Uespi ofertam 3.883 vagas pelo Sisu para 99 cursos de graduação; inscrições começam nesta terça (3)
03/08/2021 09:33 em Piaui

Universidade Federal do Piauí - UFPI — Foto: Fernando Brito/G1

 

Inscrições serão abertas na terça-feira (3), na página oficial do programa, e terminarão na sexta (6).

 

A Universidade Federal do Piauí vai ofertar 2.148 vagas em 50 cursos de graduação e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) disponibilizará 1.735 vagas para 49 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (3), na página oficial do programa, e terminarão na sexta (6).

O processo, gratuito, é feito com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O resultado da chamada regular será no dia 10 de agosto.

As matrículas institucionais dos alunos aprovados na UFPI ocorrem de 11 a 18 de agosto no sistema de matrículas da Universidade. Para os aprovados na Uespi, as matrículas serão de 12 a 16 de agosto.

O prazo para manifestar interesse na Lista de Espera no site do SISU é de 10 a 16 de agosto. A partir do dia 19 de agosto os candidatos da lista poderão ser convocados nas chamadas.

Universidade Estadual do Piauí (UESPI) — Foto: Lucas Marreiros/G1

Do total de vagas oferecidas na UFPI, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exigência, há reserva de vagas a estudantes com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e ainda para pessoas com deficiência.

Quanto a distribuição do número de vagas da Uespi, 50% são destinadas para ampla concorrência e 50% são voltadas para ações afirmativas. Sendo que as vagas de ações afirmativas são distribuídas em:

 

 

  • 1: 45% (quarenta e cinco por cento) para pessoas negras, quilombolas e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário mínimo e meio(1,5);
  • 2: 10%( dez por cento) para pessoas com deficiências que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5);
  • 3: 45% (quarenta e cinco por cento) integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5) e que não estejam concorrendo na forma das ações Afirmativas 1 e 2.

 

 
 
COMENTÁRIOS