O projeto foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB)
A Câmara Municipal de Picos aprovou nesta quinta-feira, 26 de agosto, em segunda votação, o projeto decreto legislativo concedendo o Título de Cidadania Picoense para o Jornalista Antônio Lisboa da Silva. Na oportunidade, todos os vereadores presentes foram favoráveis.
O projeto foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).
Lisboa foi morar em Picos na década de 1980 para estudar, em seguida, começou a trabalhar em veículos de comunicação e no comércio. O homenageado afirmou que já se considerava um cidadão picoense e a honraria só veio reafirmar isso. “Eu que já me considerava de fato um cidadão picoense, agora posso dizer que sou um cidadão picoense de fato e de direito, pois foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda votação, essa é uma honraria que eu saberei honrar por toda minha vida”, assegurou.
Antônio Lisboa também destacou a felicidade pela honraria e agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do Título de Cidadania. “Estou muito feliz com essa honraria, com essa homenagem concedida a mim pela Câmara Municipal de Picos que hoje tem como presidente o vereador Chaguinha. Quero agradecer a todos seus pares pela concessão”, frisou.
Além de Picos, Lisboa já foi condecorado com a cidadania de Belém do Piauí, Francisco Macedo e Vila Nova do Piauí.
BIOGRAFIA
Antonio Lisboa da Silva é natural de Padre Marcos PI. Nasceu em 13 de junho de 1965, filho do casal Antônio Estandislau de Sousa (in memoriam) e Maria Boaventura de Jesus (in memoriam). É graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA), no Pernambuco, e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior.
É casado com a picoense Valdira Francisca de Araújo Silva e pai de dois filhos. É evangélico desde o ano de 2003, integrante do Grupo de Louvor OS LEVITAS”. É Obreiro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Padre Marcos. É, também, Radialista e Cerimonialista e Servidor Público Estadual há 28 anos.
Atualmente desempenha a função de Coordenador da 30ª Ciretran de Padre Marcos PI, que atende os municípios de Padre Marcos, Belém do Piauí, Francisco Macedo e Vila Nova do Piauí.
SUA TRAJETÓRIA EM PICOS
Antônio Lisboa da Silva chegou em Picos em Fevereiro de 1980, com apenas 15 anos de idade, trazendo consigo vários sonhos, dentre eles: prosseguir seus estudos e tentar conseguir uma vaga de locutor na Rádio Difusora de Picos que havia entrado no ar em julho de 1979.
O Homenageado cursou o primeiro grau na Unidade Escolar Estadual Marcos Parente e o segundo grau na antiga Unidade Escolar São Francisco, localizada na Rua do Cruzeiro de propriedade do professor Luís Bernardes. O sonho de ser radialista foi concretizado em junho de 1983, quando começou a apresentar na Rádio Difusora de Picos, um programa de Músicas e Notícias, que ia ao ar aos domingos. Ainda na década de 80 Antônio Lisboa foi Certificado no curso de Técnicas de Jornalismo pelas Escolas Associadas de São Paulo.
Ainda nos anos 80, Lisboa iniciou suas atividades de repórter tendo sido repórter dos jornais A Voz de Picos, de propriedade dos jornalistas Ozildo Batista de Barros e José Durvalino Leal, de 1988 a 1990, atuou como redator chefe do jornal O Guaribas, pertencente à jornalista Maria do Socorro Costa.
Em 1991, trouxe para Picos a Sucursal do Jornal O Dia, de Teresina, que funcionava em uma das salas da Gráfica Gadelha, do seu amigo Francisco Gadelha. Foi repórter de municípios por cerca de 20 anos dos jornais O Dia, Diário do Povo e Meio Norte de Teresina e dos Jornais Vale do Guaribas e Jornal de Picos, onde teve a honra de conviver com o amigo jornalista Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, atual Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Picos, de quem é seu amigo desde que chegou a Picos em 1980.
Também conviveu nesse período com os companheiros jornalistas José Maria de Barros, João Paulo de Sousa, José Gelimar de Moura e com o Repórter fotográfico Francisco Antônio da Silva, o saudoso Chico Silva (falecido, vítima de acidente em julho passado).
Ainda na cidade de Picos, Antônio Lisboa da Silva foi presidente da antiga Casa do Estudante de Picos, tendo também trabalhado no comércio como balconista do antigo Armazém Piauí e atuado também na Regional da Secretaria de Fazenda de Picos e como Coordenador do Censo de 1991 no Escritório do IBGE de Picos.
Ainda como repórter participou da cobertura da visita de Frei Damião a Picos em 1989 e das comemorações dos 100 anos de Emancipação Política Administrativa de Picos em 1990. Lisboa residiu em Picos durante 12 anos. de 1980 a 1991, onde prestou relevantes serviços à população e conquistou uma legião de amizades.
Fonte: Cidades na net