O governador Wellington Dias (PT) afirmou, na sexta-feira (04), que os governantes estaduais não podem fazer a suspensão do feriado de Carnaval, pois esta é uma atribuição do Governo Federal de Jair Bolsonaro (PL).
A medida foi uma recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste aos estados para frear a disseminação da Covid-19. Em 2022, o feriado de Carnaval está previsto para ocorrer entre 26 de fevereiro e primeiro de março.
O governador, no entanto, não descartou a possibilidade de tomar medidas restritivas em relação ao servidores públicos estaduais durante esse período.
“Já encaminhamos a suspensão, o que estamos estudando são aquelas além do Carnaval e aquelas do programa […] A gente avaliou ontem, o problema é que o cancelamento do feriado é legislação federal. Temos como trabalha em relação ao servidor, mas não em relação ao feriado, mas não com relação ao feriado”, frisou.
Ainda na sexta-feira (04), Wellington Dias anunciou o adiamento das aulas presenciais na rede pública estadual, devido o crescimento de casos de Covid-19 no estado. As aulas, que iriam iniciar no dia 07 de fevereiro, serão adiadas para o dia 03 de março, logo após o carnaval.
A decisão foi tomada com base nas recomendações do Comitê de Operações Emergenciais (Coe). Na terça-feira (01), o governo do estado havia publicado outro decreto no qual proibiu a realização de festas carnavalescas em todo o Piauí, tanto pela iniciativa privada como pelo poder público.
Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.co