O governador Wellington Dias (PT) determinou a investigação de 46 policiais militares suspeitos de fraude no concurso público da corporação realizado em 2014. O decreto que instaurou a investigação foi publicado na página 7 do Diário Oficial do Estado dessa sexta-feira (11).
A investigação vai ficar a cargo da controladoria-geral do estado e deverá ser concluído em 120 dias. Depois disso, o processo deverá ser submetido à procuradoria-geral do estado para a invalidação das nomeações – expulsões dos militares.
A primeira etapa do concurso, realizado em novembro de 2013, já tinha sido suspenso por suspeitas de fraudes e várias pessoas foram presas na Operação Certame, por participação no esquema. As novas provas foram realizadas em fevereiro de 2014.
Os policiais, todos soldados, foram aprovados no concurso e integravam a corporação há quase 10 anos. Um deles, Max Kellysson Marques Marreiros, foi expulso da corporação em 2020. Ele é acusado de matar a tiros o técnico em radiologia Rudson Vieira Batista durante briga em um bar em Teresina, em 2019.
Fonte: G1 PI