Os deputados estaduais Hélio Isaías, Fabio Xavier e Nerinho se filiaram nesta terça-feira (22) ao Partido dos Trabalhadores, aproveitando a ‘janela partidária’. Com essas inscrições, o Partido dos Trabalhadores (PT) se torna o maior detentor de cadeiras na Alepi, com 13 deputados efetivos. Semana passada, cinco já haviam se filiado à legenda, sendo um deputado federal.
A filiação dos parlamentares ocorreu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no bairro Cabral, em Teresina. O ex-governador Wilson Martins também aderiu ao PT, após deixar o PSB.
A filiação do “bloco” era para ter ocorrido há uma semana, quando outros quatro parlamentares aderiram ao partido, mas foi adiado por um pedido de Wilson Martins, que comanda o grupo. Ele quis comunicar sua decisão à executiva nacional do PSB antes de mudar para o PT.
Hélio Isaías deixa o Progressistas, Fábio Xavier o PL e Nerinho o PTB. Com essas desfiliações, o PL e o PTB deixam de existir na Alepi. Outras três legendas também já haviam perdido cadeiras na Casa Legislativa: PSD, Cidadania e PDT.
Ainda há perspectiva de saída de parlamentares do PSB (Gustavo Neiva) e PSDB (Marden Meneses), que devem aderir ao Progressistas. A data para as filiações ainda não foi divulgada.
A situação também está indefinida para a deputada Teresa Britto (PV), que pode fechar federação com PT , mas a parlamentar faz oposição ao governo da legenda no estado.