Na tarde desta quinta-feira (23) o Ministro de Estado da Educação, Victor Godoy, esteve cumprindo agenda no município de Picos, distante 314 km da Capital Teresina, onde foi inaugurada a primeira Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida, no bairro Parque de Exposição, zona leste da cidade.
A solenidade contou com a participação do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte; deputada federal Marina Santos (Republicanos); senador Elmano Férrer (Progressistas); prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), secretária municipal de Educação, Noêmia Marques; além gestores da região e comunidade escolar.
A Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida teve as aulas iniciadas em março de 2022. Ao todo, estão matriculados 316 alunos do 6° ao 9° Ano que conta com um conceito inovador de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
O Ministro da Educação, Victor Godoy, que devido ao sucesso do projeto das Escolas Cívico-Militares, não se muda apenas a realidade dos alunos, mas da comunidade onde estão inseridas.
"É uma felicidade. Uma escola dessa transforma não só os alunos, mas toda a comunidade ao entorno. Estudos cientificos mostram que diminuem a criminalidade, a taxa de abandono e evasão escolar, melhora o desempenho dos alunos. É um projeto que tem uma fila de espera de tamanho sucesso que fez. Esse ano, vamos chegar ao projeto de 216 escolas implantadas, uma meta que era para 2023 antecipamos para esse ano", explica o ministro.
O projeto da Escola Cívico-Militar foi viabilizado com apoio da deputada federal Marina Santos (Republicanos). A parlamentar que é picoense menciona o orgulho em poder colaborar com a educação de Picos, assistindo crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
"Hoje é um dia de muita emoção para mim, porque sou nascida em Picos, sou picoense, aqui estudei e saí apenas para concluir o Ensino Superior. Hoje voltar trazendo mais educação para quase 400 crianças em vulnerabilidade social, isso enche meu coração de muita alegria, em puder estar colaborando", enfatizou a deputada Marina Santos.
O filho do homenageado que dá nome à Escola, João de Almeida, ressalta a emoção de ver o nome do seu pai eternizado neste projeto educacional.
"Esse é um momento de muita emoção muito grande. Nossa gratidão ao Gil, que foi um grande amigo de meu pai e aqui com certeza meu pai teve muitas felicidades, foi um lugar que ele mais viveu feliz da vida foi aqui [Picos]. Sempre vinha aqui rever os amigos, a cidade. Tenho certeza que de onde ele estiver estará muito feliz", disse emocionado.
O prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), falou da alegria em poder inaugurar a 100ª Escola Cívico-Militar do Brasil na "Cidade Modelo".
"Essa é a centésima escola Cívico-Militar que está sendo inaugurada no Brasil. Uma escola que tem muita discipla, com ensino de qualidade, preparando os alunos para o futuro. Esperamos que mais escolas como essas sejam espalhadas por todo o país", frisou.
Vidas transformadas
Um dos parâmetros pedagógicos da Escola Cívico-Militar é através dos ensinamentos de disciplina, respeito, os alunos que convivem com realidades sociais complexas possam ter suas vidas transformadas através da Educação.
O diretor da Escola de Picos, Eduardo Damasceno, enfatizou que através dos projetos educacionais os alunos tem transformado seu comportamento e conduta social.
"Esse é o nosso grande objetivo buscar excelência, transformando realidades num bairro periférico. Muitos alunos estão mudando a vida, se empenhando, se dedicando, tendo disciplina. Os militares, professores, equipe, todo mundo emplogado buscando o melhor. Temos um caso de um aluno que chegou a nossa escola que tinha problema em casa e através do Projeto Valores, que fala sobre cidadania, respeito. Esse aluno mudou da água para o vinho, sendo aluno exemplar e liderando", pontuou o diretor
A estudante do 9º Ano B da Escola Cívico-Militar, Fernanda Gabriela Mendes Lima, destacou que a experiência de estudar na unidade de ensino tem lhe proporcionado ensinamentos para vida.
"Está sendo uma experiência maravilhosa, pois além dos ensinos das outras escolas aqui aprendemos sobre respeito, disciplina. São coisas que todos nós alunos devemos e queremos levar para a nossa vida", disse a estudante.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com