Foto: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos
Candidato aprovado no teste
Nesta quinta-feira (28) aprovados no teste seletivo ofertado pela Secretaria de Educação de Picos entraram com uma ação coletiva no Ministério Público Estadual, buscando a convocação para assumir o cargo de professor substituto da Rede Municipal de Ensino.
Cerca de oito selecionados deram entrada na ação representando os demais candidatos que lograram êxito no teste simplificado. O seletivo ofertou vagas para professor da Educação Infantil até o 9° Ano do Ensino Fundamental II.
O edital foi divulgado em março de 2022 e as provas objetivas aplicadas em abril. O resultado com a lista dos selecionados foi apresentado em maio e a primeira convocação de aprovados foi realizada em 07 de julho, onde não foi contemplado um número expressivo do público.
O Cidadeverde.com/picos foi procurado por um dos aprovados de iniciais M.A.N. de O. que se diz insatisfeito com a situação. Aprovado na área de Linguagens, onde foram ofertadas 16 vagas, M.A.N. de O. destacou que apenas dois candidatos foram convocados até o momento.
“Tendo em vista que a prefeitura só convocou uma única convocação até agora, dentro de um mês, convocação essa que não contemplou nenhum um quarto dos aprovados. A gente desempregado, precisando trabalhar em plena crise, vemos no concurso público a oportunidade de trabalhar e quando finalmente somos aprovados não nos convocam. Diante disso entramos com uma ação coletiva no Ministério Público para conseguirmos de fato e de direito a nossa nomeação e convocação”, disse o aprovado.
O candidato ainda comentou que o objetivo de abertura da ação é que o Ministério Público investigue o suposto exercício de servidores contratados que estariam ocupando vagas dos aprovados.
“Sabemos de pessoas contratadas que estão sendo mantidas no cargo de professores, ocupando nossas vagas. E existe ainda a possibilidade de novas contratações. Esperamos com essa ação que o Ministério Público averigue essa situação, veja na Secretaria de Educação a lista de professores contratados que não foram aprovados para que nós possamos ser nomeados. É injusto, porque o profissional aprovado é o que atesta a sua capacidade para o cargo”, enfatizou.
Esclarecimentos
O Cidadeverde.com/picos procurou a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Picos que emitiu uma nota esclarecendo os fatos. O informativo destaca que as convocações dos selecionados serão feitas conforme a necessidade de preenchimento de vagas. Confira!
Foto: Isael Pereira
A Prefeitura Municipal de Picos vem realizando a convocação dos selecionados no teste seletivo de acordo com a necessidade de preenchimento de vagas oriundas de aposentadorias de servidores e outras situações que demandem substituição temporária de pessoal.
Todo cidadão possui direito de ação perante o Poder Judiciário a qualquer momento para realizar questionamentos, inclusive sobre a alegação de que haveriam professores contratados, o que não ocorre de fato, sempre reforçando de que é necessário que façam prova de todas as alegações que porventura façam. A atual gestão possui, após a realização do teste seletivo, um ano, prorrogado por outro ano, para convocar selecionados, mas sempre diante da necessidade da administração municipal.
Na primeira convocação foram chamados 64 selecionados e nos próximos dias novas convocações serão realizadas, sempre em observância à estrita necessidade de contratação temporária de pessoal.
CCOM / Procuradoria Geral do Município de Picos.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com