PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Panorama: Qual será o impacto de Zé e Xandú Neri na política picoense?
Política
Publicado em 30/07/2022

Embora não tenha ainda colocado a campanha na rua, o nome da pré-candidata a deputada federal, Xandú Neri (PT), já vem sendo bastante comentado em diversos espaços do município.

Com a força da fé

De acordo com um nerista daqueles das antigas, quando o ex-prefeito Zé Neri, começar a rezar, pular e chorar na periferia da cidade, a candidata irá saltar uns cincos pilares a cada passada na escada da eleição.

Luz amarela

Ao tomar um cafezinho com o colunista, um profundo conhecedor da política da antiga “Capital do Alho” fez algumas observações. De acordo com ele, caso ocorra esse efeito todo, poderá deixar em más lençóis os vereadores do grupo do homem de fé que apoiam outros candidato ao mesmo posto. Na visão do especialista, há forte tendência de parte dos correligionários dos parlamentares não resistirem a um bem-dito seguido de um pai nosso.

Será se funciona?

Para alguns observadores da cena política picoense a chance de a petista conseguir se eleger, é mínima, mas sua candidatura vai funcionar como uma espécie de robô de impulsionamento em massa para a do seu irmão, o deputado estadual Nerinho (PT), que busca renovar seu mandato, além disso, o seleto grupo já deixa o terreno demarcado para o pleito de 2024.

Rua do Meio

Comenta-se nos bastidores que assim como diz um trecho da música “Rua do Meio” da banda de forró “Catuaba Com Amendoim”, o pau quebrou, literalmente falando, entre os pré-candidatos a deputados estaduais do progressista no Piauí.

O motivo

Ainda de acordo com os informantes, a motivação para tamanho bafafá em meio à onda azul seria o número 11.111 que foi inserido na urna no pleito 2018 pelo deputado Júlio Arco Verde.

Quem chega lá?

Como o parlamentar não disputará a reeleição e sim tentará uma vaga na Câmara Federal, vários dos postulantes da legenda ao parlamento piauiense querem herdar o número de apenas uma tecla que pertencia ao deputado. A convenção partidária dos progressistas acontece neste sábado (30), em Teresina. Agora é esperar para ver quem vencerá a peleja.

Quase fechados

Segundo uma fonte da coluna, o deputado Severo Eulálio (MDB) está prestes a anunciar o auxílio de um importante apoio ao seu projeto de reeleição. De acordo com a citada fonte, as tratativas com uma importante liderança política está em estágio bastante avançado.

Dupla chance

A aquisição do deputado Severo, poderá lhe ajudar duplamente, é que o líder político já administrou duas cidades e detém forte influência política nos dois municípios. Parece que falta muito pouco para que o homem seja inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) da política piauiense.

Convenção

O PDT realiza neste sábado,30, convenção para homologar candidaturas proporcionais, a primeira suplência de senador e aliança majoritária com União Brasil e Progressistas.

Na conta mão

Diferentemente de Teresina, no município de Picos, os pedetistas não estão divididos no apoio aos candidatos ao Palácio de Karnak. Na capital, uma parte do partido apoiará Rafael Fonteles (PT) e outra Silvio Mendes (UB). Já na Capital do Mel, os pedetistas todos irão votar no menino de Lula.

Sem punição

Segundo o presidente do diretório municipal da legenda, Glauber Silva, o fato das lideranças dirigirem na contramão da instância estadual não será considerado um ato de imprudência. Conforme Glauber, tudo foi acordado de forma consensual.

Confuso

Aliados do prefeito de um município da nossa região comentam por onde passam que o gestor anda meio confuso em relação ao apoio para os concorrentes ao Palácio de Karnak. O mandatário detém muita simpatia pelo ministro Ciro Nogueira, que defende o nome de Silvio Mendes, mas como o gestor pensa em uma reeleição em 2024, está meio temeroso em fazer um movimento errado e perder seus aliados que são todos do bloco governista em seu projeto futuro.

Acertando os ponteiros

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Picos e ex-prefeito de Paquetá do Piauí, Cristiano Portela, definiu seu voto para alguns candidatos que disputam o pleito de outubro próximo. Para deputado estadual, ele é Aldo Gil futebol clube, já a Câmara Federal, o ex-prefeito fechou com Castro Neto e para governador apertará o 13 de Rafael Fontes. Resta saber para os demais cargos como votará Cristiano.

Foi convidada

A ex-deputada estadual, Belê Medeiros (Progressistas), foi confirmada como segunda suplente de Joel Rodrigues. Caso o ex-prefeito de Floriano desbanque o ex-governador Wellington Dias (PT), na disputa pela cadeira no Senado Federal, a família terá dois políticos ocupando o mesmo cargo, já que prefeito Gil Paraibano é o atual segundo suplente do senador licenciado e seu afilhado, Ciro Nogueira.

Comentários