PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Panorama: Elas estão roubando a cena da campanha eleitoral em Picos
Política
Publicado em 03/09/2022

As duas candidatas lançadas pelo Partido dos Trabalhadores na região de Picos, para disputarem uma cadeira na Câmara Federal, Xandú Neri e Maria Cazé, poderão ser a surpresa da eleição na macrorregião. Ambas vêm atraindo a atenção de uma parcela importante do eleitorado, não só pela simpatia que as duas carregam, mas também pelas pautas que prometem defender, caso obtenham êxito nas urnas.

Retrato do momento

A boa aceitação das petistas não quer dizer que ambas serão eleitas, mas além de marcarem território na política macrorregional, também poderão atrapalhar alguns medalhões que pleiteiam o mesmo posto.

Bom para os companheiros

Caso essa boa aceitação de momento de Xandú Neri e Maria Cazé se traduza em votos, é bom para a federação PT, PV e PCdoB. Pois os votos obtidos pelas duas candidatas poderão ajudar as legendas a conquistarem algo a mais do que o esperado no pleito.

Por um fio

Por muito pouco, o prefeito de Sussuapara, Naerton Moura (Progressistas), não pisou em uma casca de banana durante a visita que o candidato ao Governo do Estado, Rafael Fonteles (PT), fez ao município. Naerton Moura teve que agir rápido para desfazer o mal-entendido. O progressista tratou de emitir uma nota esclarecendo a notícia antes que ocorresse um estrago maior.

Café com fuxico

O gestor havia preparado um café da manhã para seus candidatos a deputado federal e estadual, Rejane Dias (PT) e Severo Eulálio (MDB), respectivamente, e como os demais membros da chapa majoritária integravam a comitiva, o prefeito resolveu estender-lhes o convite, mas mesmo sem eles terem sentado à mesa com o gestor, correu aos quatro cantos do estado o comentário que o progressista havia aderido à campanha do menino de Lula.

 

Malabarista

Walmir Lima (Foto: Edson Costa)

O ex-prefeito de Picos, Walmir Lima (Sem Partido), está fazendo um verdadeiro malabarismo na campanha eleitoral deste ano. O ex-gestor vota nos emedebistas Severo Eulálio e Marcos Aurélio Sampaio, para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente. Já na chapa majoritária, ele vota fechado nos candidatos da onda azul.

 

Troca de gentileza

Walmir Lima e Gil Paraibano (Foto: Matheus Silva)

O ex-gestor, por onde vem passando, tem rasgado elogios para o prefeito Gil Paraibano (Progressistas). E por parte do prefeito Gil, a recíproca tem sido verdadeira. O antigo mandatário orientou seus afilhados que detém cargo de confiança na gestão municipal, Marinalva Lima e Raniery Lima, a embaraçarem na nave do ex-secretário de Saúde, Aldo Gil, na busca por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Esqueceu a reza

E por falar em Padre Walmir, o religioso escorregou em uma casca de banana, literalmente falando. Ao conceder entrevista a um canal de TV da cidade, por várias vezes ele afirmou ter tratado de eleição com um político aposentado, que pela lei não pode mais fazer militância política. Parece que o eclesiástico esqueceu da reza.

 

De mala e cuia

Literalmente falando, o vereador em exercício, Pedro da Coca (MDB), desembarcou de mala e cuia no grupo político do prefeito Gil Paraibano. O parlamentar, que possui densidade eleitoral nos municípios de Picos e Sussuapara, irá votar de cabo a rabo nos candidatos apoiados por paraibano.

Despachou

Pedro ganhou como prenda, o assento por uma temporada em uma das acolchoadas cadeiras da Câmara Municipal. Ele estava apoiando o médico Gutemberg Rocha (MDB) e o ex-governador, Wilson Martins (PT), para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente.

 

Desceu do barco

E por falar em Gutemberg Rocha, o emedebista adotou uma nova estratégia na pescaria da sucessão estadual. Ele está pleiteando uma vaga a Assembleia Legislativa, mas resolveu pular fora do barco governista. Segundo Rocha, não lhe sobrou um remo na embarcação e os seus colgas pescadores queriam mesmo era lhe usar como isca. O candidato assegurou que não irá desistir da pescaria, mas agora estará na canoa azul.

 

Caiu na graça

Comenta-se nos corredores da palafita da política picoense que o suplente Marcos Buriti (PTB) caiu nas graças do senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB. Segundo uma fonte da coluna, o petebista tem a benção do senador em seu projeto político para 2024. Buriti pretende ganhar a indicação dos emedebistas para disputar a sucessão do prefeito Gil Paraibano.

Amigos para sempre

Parece que o desligamento do ex-vice-prefeito Edilson Carvalho e do seu irmão Getúlio Carvalho do grupo político do deputado Nerinho (PT), não deixou sequelas. Em recente entrevista concedida à  Rádio Grande FM de Picos, o parlamentar declarou que encarou com naturalidade o afastamento, e que isso faz parte da movimentação política, mas assegurou que ele e os irmãos Carvalho serão amigos para sempre.

Coração quase todo azul

 

O secretário de Finanças do município de Picos, suplente de vereador Evandro Paturi (MDB), está com o coração quase todo azul na eleição deste ano, literalmente falando. Paturi está votando em quase todos os candidatos apoiados pelo o prefeito Gil Paraibano. A única exceção é o candidato a deputado federal, ele apoia o ex-secretário estadual de Saúde, Francisco Costa (PT). Como o coração possui três veias, pelo menos metade de uma, ainda corre um pouco de sangue vermelho.

Comentários