Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos
Na manhã desta sexta-feira (27) foram entregues 1.351 meios auxiliares de locomoção para a população de 12 cidades da região de Picos. A ação é fruto do Projeto Passo à Frente, uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Associação Reabilitar.
Nesta etapa foram beneficiados os moradores de Picos, Alegrete, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Inhuma, Ipiranga, Itainópolis, Paquetá, Santana, Santa Cruz do Piauí e Sussuapara.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, acompanhou a entrega dos equipamentos e alguns dos serviços que o programa também disponibiliza. Ele destacou a importância do programa no atendimento da população que necessita dos meios auxiliares de locomoção.
“É uma ação essencial para as pessoas com deficiência, que promove a inclusão e devolve a mobilidade para que elas executem seus afazeres no dia a dia. O Passo a Frente é um projeto permanente, com recursos do SUS, garantindo mais qualidade de vida para todos os piauienses", disse o Antonio Luiz.
Secretário Antônio Luiz
O superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, destaca o grande impacto que o programa tem na vida das pessoas com deficiência no estado, que vem auxiliando o acesso gratuito a esse tipo de equipamentos e já beneficiou mais de 22 mil piauienses nos últimos anos.
"São mais de 10 anos com o projeto em funcionamento e mais de 40 mil aparelhos já entregues à população. Finalizamos esta etapa e já estamos trabalhando a programação para o ano de 2023. Neste momento o governo do Piauí também está construindo uma oficina ortopédica aqui em Picos, o projeto visa fortalecer a assistência desse serviço a população, além de descentralizar o trabalho da capital Teresina", completou o superintendente.
Entre os equipamentos entregues estão cadeiras de roda, calçados ortopédicos, andadores, bengalas, cadeiras de banho, muletas, coletes, órteses e próteses. Todos os equipamentos foram confeccionados sob medida para os usuários beneficiados, como foi o caso do Francisco Dario, de 09 anos de idade, que recebeu uma cadeira de rodas e uma órtese. Mário César, pai do garoto, fala que a família agradece pela qualidade de vida que os equipamentos proporcionarão ao menino.
"A nossa família não tem as condições de comprar um desses equipamentos, então receber os aparelhos através do poder público de forma gratuita é muito bom. Ele vai ter mais qualidade de vida e maior acessibilidade para seu afazeres”, disse o genitor.
Outro contemplado com as ações do “Passo a Frente” foi Derivaldo Júnior tem 35 anos, que ficou paraplégico aos 12 anos, após ser atingido por um disparo de arma de fogo. Dorival conta como o projeto tem sido importante na sua vida. “Eu já fui beneficiado uma e hoje recebo uma cadeira de rodas de forma gratuita. Ter essa assistência com a garantia de equipamentos novos nos dá mais motivação para seguirmos nos desafios do dia a dia. Inclusão e a garantia de ir e vir são as palavras que definem esse projeto para a gente", falou.
Paula Monize (Com informações da Sesapi)
paulamonize@cidadeverde.com