A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (7), o ex-comandante de operações da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime. A ação deflagrada hoje corresponde à quinta fase da operação Lesa Pátria. Além do ex-comandante, também foram detidos um tenente, um capitão e um major da PM de Brasília.
Os agentes também foram às ruas para atender a seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
A operação procura identificar as pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou estimularam os atos golpistas de 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e vandalizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Até essa segunda-feira (6), foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva cumpridos e 31 de busca e apreensão.
Segundo a nota da PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF criou o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br para receber informações relacionadas aos atos de 8 de janeiro.