REPRODUÇÃO TWITTER/@STARFIELDSTUDIO
Um vídeo que simula o que aconteceu com o Titan viralizou nas redes sociais e alcançou mais de 45 milhões de visualizações em menos de 24 horas do anúncio que confirmou que a embarcação implodiu e todos os cinco ocupantes morreram.
O vídeo, publicado pelo perfil do estúdio de animação Starfield, tem apenas seis segundos e mostra o submersível da empresa OceanGate descendo no mar até que a pressão destrói a estrutura.
"Com o colapso instantâneo pela pressão, o casco iria aquecer imediatamente o ar no submarino até aproximadamente a temperatura da superfície do sol, enquanto uma parede de metal e água do mar esmagaria de uma ponta à outra em cerca de 30 milissegundos", escreveu o estúdio da animação na legenda.
A publicação teve mais de 2,5 milhões de curtidas e 40 mil comentários, além de 230 mil compartilhamentos, até o início da manhã desta sexta-feira (23).
A Guarda-Costeira americana anunciou o desfecho dos quatro dias de buscas pelo Titan na quinta-feira (22) e classificou o que aconteceu com a embarcação de uma "implosão catastrófica".
Em entrevista ao R7, o professor de física Leandro Tessler, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), explicou que a pressão interna de um subaquático é equivalente à pressão atmosférica. A implosão ocorre quando a pressão externa é maior do que aquela que a embarcação consegue suportar.
Nesse caso, o veículo é esmagado e reduzido a algo semelhante a uma latinha de refrigerante pisada. Os tripulantes também são espremidos e morrem em questão de poucos segundos.