REPRODUÇÃO TWITTER
A facção criminosa Los Lobos ficou conhecida mundialmente nesta quinta-feira (10) após assumir a responsabilidade pela morte do candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio. O grupo fez uma publicação nas redes sociais na qual homens encapuzados e armados ameaçam os demais candidatos à Presidência do país. Confira o que se sabe sobre a organização.
Os Los Lobos são a segunda maior organização criminosa internacional de tráfico de drogas que opera no Equador. O grupo é liderado hoje por Wilmer Chavarría, conhecido como Pipo. A facção é responsável pelo tráfico de cocaína, heroína e outras drogas para Estados Unidos, Europa e Ásia.
A organização também está envolvida em outros crimes, como sequestro, extorsão e lavagem de dinheiro, mineração ilegal e é conhecida por seus métodos violentos. Em 2022, os Los Lobos realizaram um massacre prisional que deixou pelo menos 20 mortos, incluindo vários decapitados.
Os Los Lobos são uma dissidência do maior grupo criminoso do Equador, os Los Choneros. Segundo reportagem do site Infobae, os Los Choneros haviam ameaçado Villavicencio de morte havia cercas de duas semanas. Estima-se que os Los Lobos tenham cerca de 8.000 integrantes, distribuídos em células espalhadas por todo o Equador.
As duas facções têm ligações com grandes cartéis de narcotraficantes mexicanos. Isso porque o Equador não é produtor de drogas, mas é um importante ponto de distribuição de entorpecentes ilegais para o mundo inteiro. Os Los Lobos estão ligados ao Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), enquanto os Los Choneros têm ligações com o Cartel de Sinaloa, apontado como o maior cartel de tráfico de drogas do planeta.