A disputa pela Prefeitura de Picos, localizada no centro-sul do Piauí, deve ser protagonizada por três forças políticas em 2024. O atual prefeito, Gil Paraibano (Progressistas), vai buscar a reeleição e pode ter como principais adversários os deputados estaduais Thales Coelho (Progressistas) e Pablo Santos (MDB).
O deputado estadual Aldo Gil (Progressistas) pediu licença do mandato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no dia 1° de julho, para reforçar a base de apoio do pai, Gil Paraibano. O parlamentar assumiu a Secretaria de Saúde do município.
A busca por aliados deve envolver a participação de outros parlamentares da Alepi, como o deputado estadual Nerinho (PT), segundo informou Aldo Gil. Embora PP e PT integrem campos políticos opostos a nível estadual, na cidade de Picos, a aliança entre o deputado Nerinho e Gil Paraibano deve ser mantida até as eleições de 2024.
 |
Prefeito de Picos, Gil Paraibano. Foto: Isael Pereira) |
Sem espaço
Antes de efetivar a participação na corrida eleitoral ao Executivo de Picos, o deputado Thales Coelho deixará as fileiras do Progressistas – legenda que detém a filiação de Gil Paraibano e que irá priorizar a reeleição do atual prefeito.
A solução para o deputado estadual seria concorrer às eleições por outra sigla partidária, mas que pertença ao mesmo bloco do Progressistas no Piauí. Thales Coelho se declarou opositor a Gil Paraibano e garantiu o aval do senador Ciro Nogueira (Progressistas) para trocar de legenda.
“Eu já tenho conversado com o senador Ciro Nogueira e com o deputado federal Júlio Arcoverde, porque se tiver o entendimento que o meu nome seja bom, com certeza eles irão liberar para a gente ir para outro partido para que a gente possa concorrer às eleições municipais. Não vamos tomar o partido do prefeito, porque isso eu jamais vou pedir”, garantiu o deputado em entrevista ao Portal ClubeNews.
Deputado estadual, Dr. Thales Coelho (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)
Pleito emedebista
Atual secretário de Turismo do Piauí, o deputado Pablo Santos planeja viabilizar o próprio nome em Picos, cidade natal. Para isso, conta com o aval da executiva estadual do MDB e almeja conquistar o apoio da base aliada ao governador Rafael Fonteles (PT-PI).
PSB, PSD e PT, são partidos que compõem o quadro de aliados ao Palácio de Karnak e entram no leque de possíveis aliados de Pablo Santos.
 |
Deputado estadual Pablo Santos. (Foto: Thiago Amaral) |