Foto: Ascom
O Diretório Nacional do PT anulou neste sábado (9) a decisão da executiva municipal do partido – que alterou a forma de votação para escolha do candidato - e confirmou a pré-candidatura do deputado estadual, Fábio Novo, à prefeitura de Teresina.
A confirmação do nome de Fábio Novo estava sub judice do PT Nacional já que o Diretório Municipal tinha aprovado mudanças na votação para escolha do nome. Revoltados com as alterações, integrantes do Diretório Estadual acionaram a Câmara de recursos do PT em São Paulo para resolver o imbróglio.
Hoje, o PT bateu o martelo e dia 18 deste mês oficialmente ratifica a decisão de Fábio Novo ser o candidato. Em Teresina, Fábio disputava com Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa, que afirmou que iria acatar a decisão do partido sobre a pré-candidatura ao Palácio da Cidade.
“A Câmara recursal do PT Nacional ratificou hoje que as mudanças feitas não foram aceitas e com isso oficializa a pré-candidatura de Fábio Novo à prefeitura de Teresina”, disse João Pereira, membro do Diretório Nacional do PT.
Mês passado, a executiva municipal do PT, presidida por Cícero Magalhães, aprovou mudanças para que 10 novos membros – dos 46 existentes – pudessem votar para escolha do nome do partido. O Diretório Municipal estava rachado, um grupo defendia Fábio Novo e outro o do Franzé Silva. Sem alteração no processo de votação, o placar seria de 27 votos a favor de Fábio Novo e 19 pró-Franzé Silva.
Os grupos divididos chegaram a convocar reuniões para horários diferentes para oficializar o pré-candidato e os dois encontros foram suspensos. No dia 30 de agosto, o Diretório voltou a se reunir, desta vez sem a presença do presidente do PT Cícero Magalhães, e oficializou o nome de Fábio Novo. Como tinha um recurso para o Nacional, a pré-candidatura precisava passar pelo Diretório Nacional. A Instância máxima do partido acompanha a eleição nas cidades com mais de 100 mil habitantes.
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com