Em uma tarde de muito calor na capital paulista, o São Paulo e o Flamengo duelaram pelo título da Copa do Brasil de 2023. Por ter vencido o jogo de ida, por 1 a 0, no Maracanã, o Tricolor chegou com a vantagem para o jogo de volta e, com o empate em 1 a 1, garantiu o título inédito da competição. Bruno Henrique marcou para o Rubro-Negro, enquanto Nestor marcou o gol do título tricolor.
Com isso, o São Paulo encerra um jejum de 15 anos sem troféus nacionais. O último havia sido ganho em 2008, quando o clube venceu o Campeonato Brasileiro. Já o Flamengo continua sem conquistar títulos em 2023 e não ganhou o bi da Copa do Brasil.
Jogo equilibrado e gols de ambos os lados
Com mais de 60 mil vozes cantando no Morumbi, o Flamengo entrou em campo empolgado e dominou os primeiros minutos de jogo. Pedro, antes mesmo de o cronômetro marcar 1 minuto, quase abriu o placar para o Rubro-Negro.
O São Paulo tinha muita dificuldade em se livrar da marcação do time carioca e por isso apostava na ligação direta, evitando passar pelo meio-campo. Após os dez primeiros minutos, o jogo ficou mais equilibrado. Apesar disso, o São Paulo perdeu Arboleda ainda aos 7. O zagueiro sentiu a coxa e precisou ser substituído. Diego Costa entrou no lugar do equatoriano.
MAURÍCIO RUMMENS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 24.09.2023
evido ao calor intenso, as equipes evitaram pôr muita pressão e procuravam ficar mais com a bola e criar jogadas que pudessem se converter em gols. A partida ficou muito estudada e com ambas as equipes criando chances. Nos minutos finais, Pulgar finalizou, a bola foi cruzada e bateu na trave do São Paulo; na sobra, Bruno Henrique aproveitou e abriu o placar para o Flamengo.
O Tricolor então foi para cima. Após uma falta, Wellington Rato cruzou na área, Rossi afastou de soco, e a bola sobrou para Rodrigo Nestor, que, de primeira, mandou uma bomba e marcou um golaço, deixando o marcador empatado.
São Paulo se cansa, Flamengo fica mais com a bola, mas o título é do Tricolor
A segunda etapa começou mais morna e sem grandes chances para as equipes, pelo menos até os dez primeiros minutos. Apesar disso, foi o Flamengo quem levou mais perigo ao gol de Rafael. O São Paulo passou a cadenciar mais, buscar ficar com a bola e apostar nas bolas longas. A tática foi dando certo até então, e o Tricolor foi segurando o resultado que garantia o título.
Apesar disso, o São Paulo conseguiu ganhar um gás maior com a entrada de Michel Araújo e Luciano; com isso, segurou o placar. Nos últimos minutos, Rafael fez uma excelente defesa após o chute de Ayrton Lucas e garantiu o empate, conquistando o título da Copa do Brasil pela primeira vez na história.
FICHA TÉCNICA
São Paulo X Flamengo
Local: estádio do Morumbi, São Paulo, SP
Data e hora: domingo (24), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartões amarelos: Rafinha, Pablo Maia, Alisson, Gabriel (São Paulo); Léo Pereira, Fabrício Bruno (Flamengo)
Gols: Bruno Henrique, aos 43’/1T (Flamengo); Rodrigo Nestor, aos 49’/1T (São Paulo)
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa), Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia, Alisson (Gabriel), Wellington Rato (Luciano) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Lucas e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.
Flamengo: Rossi, Wesley, Fabrício, Léo Pereira e Ayrton; Pulgar, Thiago Maia (Luis Araújo), Gerson (Victor Hugo) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Pedro (Gabigol) e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Sampaoli.
É dia de decisão! São Paulo recebe o Flamengo no Morumbi para final da Copa do Brasil