Foto: Divulgação CBDU
Por Pâmella Maranhão
A delegação piauiense que irá para os Jogos Universitários, em Joinville (SC) está em busca de transporte para competição. Ao total, entre atletas e técnicos serão mais de 130 pessoas dividas em dois grupos. Boa parte da delegação vai percorrer os mais de 3.000 quilômetros de ônibus, para disputar a competição que é a mais importante do certame universitário.
“Estamos com a promessa de um ônibus por parte da SECEPI (Secretária de Esportes do Piauí) que tem nos ajudado inclusive em outras competições na temporada, porém precisamos de pelo menos dois ônibus para poder levar todo mundo. Não podemos correr o risco de perder a competição”, afirmou Jânio Silva, presidente da Federação Universitária do Piauí.
O Jubs acontece de 8 a 22 de outubro. O Piauí sempre marcou presença na competição nacional e tem tradição em especial no badminton, atletismo e handebol na conquista de medalhas.
Paralelo ao setor público, os chefes de delegação têm buscado a iniciativa privada e também alguns outros setores para ajudar com o transporte, necessário para que a delegação piauiense completa no JUBs.
“Por conta dessas indefinições alguns alunos/atletas já compraram suas passagens aéreas, porém a maioria vai de ônibus mesmo por conta dos valores”, acrescentou Annajô Mauriz, uma das oficiais de delegação do estado do Piauí.
Essa competição em específico é realizada pela CBDU (Confederação Brasileira de Desporto Universitário) e as delegações de cada estado precisam estar na cidade, mas todos os outros custos como – hospedagem, alimentação e translado interno para as áreas de competição são arcados pela confederação. A única responsabilidade de cada estado é com o transporte, seja aéreo ou terrestre para enviar as delegações.