Foto: Ricardo Stuckert
Por Yala Sena
O governador Rafael Fonteles (PT) se reúne hoje (17) com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, para pedir apoio ao mega projeto de construção de usinas de Hidrogênio Verde (H2V) e amônia, considerado o “combustível do futuro”.
Mês passado, duas multinacionais – Green Energy Park e Solatio – anunciaram investimentos de cerca de R$ 200 bilhões no litoral do Piauí para a produção de energia limpa. O investimento é para os próximos 10 anos. A previsão é de produzir Hidrogênio Verde a partir de 2027. A pedra fundamental do projeto foi lançada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Luis Correia.
Veja mais:
Obras do Hidrogênio Verde vão gerar mais de 10 mil empregos até 2027 no Piauí
Antes da reunião com Lula, o governador se reunirá também com Geraldo Alckmin e os dois empresários Green Energy Park e Solatio para agilizar ações na ZPE (Zonas de Processamento de Exportações) e do Porto.
O secretário Estadual de Planejamento, Washington Bonfim, que acompanha o governador em Brasília, informou que o governador pedirá também apoio para o Intermodal do Vale do Parnaíba, projeto que conecta o cerrado piauiense ao Porto de Luís Correia.
“O projeto que vai para a PPI (Programa de Parceria de Investimento), que vai ligar o sul ao norte, e envolve o anel viário, rodovia da soja, hidrovia, reativação da ferrovia Teresina a Luis Correia e o Porto”, disse Washington Bonfim.
Sobre o Intermodal, o governador pediu apoio da presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, em Xangai, na China e ao BNDES no Rio de Janeiro.
Veja agenda do governador em Brasília