Os integrantes do PT, PCdoB e PV do município de Picos não aceitam nem de brincadeira a entrada de detentores de mandato no legislativo ou pré-candidatos a vereador que detenham grande densidade eleitoral em um dos três partidos.
Se protegendo
As legendas formam a federação “Brasil da Esperança” e detém três cadeiras na Câmara Municipal, que são ocupadas pelos petistas Valdívia Santos e Wellington Dantas, o comunista Antônio Moura, é dono do terceiro assento. Segundo o dirigente de uma das siglas, a meta para a eleição de outubro próximo é conquistar pelo menos mais uma vaga no legislativo picoense.
Muita calma nessa hora
Ainda conforme o líder político, a entrada medalhões na federação coloca em risco o mandato dos vereadores e a chance de conquista da quarta vaga para um postulante de densidade eleitoral mediana, é praticamente zero na escala da eleição. Diante dos burburinhos desta possibilidade, já há pré-candidato dizendo que abandona a fazenda caso isso ocorra.
No pé da cancela
Comenta-se que há um pré-candidato medalhão no pé da cancela. Segundo as más línguas, o figurão está disposto até a disponibilizar uma cumbuca de sal como forma de incentivo para os possíveis companheiros, e que um dos cabeças do seleto estaria inclinado a aceitar, mas teme a revoada de membros do baixo clero.
Engrossou o caldo
Em Santana do Piauí, o caldo engrossou para o grupo político liderado pela prefeita Maria José (Progressistas). Lá, imaginava-se que como as oposições estavam fragmentadas, não haveria uma chapa competitiva, mas os governistas não contavam com o giro de 360 graus que deu o ex-presidente da Câmara Municipal, João Guilherme (MDB).
Resistiu
A prefeita vinha tentando convencer o vereador a apoiar o vice-prefeito Neli Borges (PRD), que é o pré-candidato apoiado pela gestora. João Guilherme até chegou a dar esperanças, mas dizem que o parlamentar participou de um retiro, refletiu melhor e resolveu se lançar pré-candidato a prefeito, e de quebra ainda puxou lideranças ligadas à mandatária.
Se lançou
Pois não é que para embaralhar ainda mais as cartas do baralho da sucessão, o ex-prefeito, Valdenilson Dias Borges (PSD), anunciou a sua pré-candidatura a prefeito. Mas segundo uma fonte da vizinha cidade, há uma movimentação para que Valdenilson e João Guilherme se unam e apresentem uma chapa majoritária composta por ambos.
Será se une?
Conforme um observador da política santanense, caso se confirme os três candidatos, a chance de vitória do grupo governista é bem maior. Agora se houver união das oposições, o cenário muda completamente.
O Carlão voltou Uou, oh, oh, oh
O ex-prefeito do município de São Julião, Carlos Alberto Bezerra de Alencar, mais conhecido por Carlão, após 20 anos está de volta à cena política. Ele foi indicado recentemente como secretário do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e recebeu a incumbência do diretório nacional do partido de preparar a legenda para participar da eleição deste ano.
Foi incumbido
O experiente político afirmou à coluna que se dedicará ao máximo para fazer com que o PSB volte a ter hegemonia política no estado. Segundo ele, as três derrotas do ex-governador Wilson Martins (PT), duas para o Senado e uma para Câmara Federal, foram determinantes para o encolhimento do partido no Piauí, mas de acordo com Carlão, caso Wilsão venha a assumir uma cadeira na Câmara, já que ele é o primeiro suplente da federação formada PT, PCdoB e PV, ou até mesmo um cargo de expressão federal, a legenda poderá eleger mais de vinte prefeitos.
Expectativa em alta
Em relação à situação do Diretório Municipal de Picos, o secretário estadual do PSB afirmou que o deputado Nerinho (PT) e o ex-prefeito Zé Neri terão autonomia para determinar o rumo que o partido tomará no pleito municipal. Tanto Wilsão, quanto Nerinho, disputaram a eleição de 2022 pelo PT por força da conjuntura da época, mas na janela de 2025, ambos gritarão “somos é 40”.
Abacaxi para descascar
Pré-candidato de Picos pelo Psol, Edmundo Galvão terá um abacaxi para descascar dentro partido. É que o comando do partido no município não está comprando a ideia do pré-candidato. Os membros da sigla na “Capital do Mel” afirmam que ainda não decidiram em relação a tática eleitoral para a eleição deste ano. Agora é saber se Galvão consegue convencer os psolistas.
Quando será?
O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) disponibilizou a Secretaria de Educação para que o deputado Nerinho e o ex-prefeito Zé Neri indiquem um nome para comandar a pasta. Até agora nem pai e muito pior o filho se manifestaram se aceitam ou recusam a oferta. Será se os neristas não estão sedentos por cargos ou estão temendo represália vinda das bandas do Palácio de karnak.
De mala e cuia
Segundo lideranças ligadas ao deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), logo logo ele desembarcará de mala e cuia na cidade. Pessoas próximas ao pré-candidato asseguram que ele tirou uns dias para recarregar as baterias, e de agora em diante, irá gastar um par de sapato por dia nas veredas que dão acesso ao Palácio Coelho Rodrigues.
À espera
Partidários do prefeito Gil Paraibano asseguram que o gestor espera contar com a permanência dos neristas em sua base de apoio para a reeleição, mas caso a legião abandone o barco, não haverá nem um tipo de desespero por parte de Paraibano. Na visão dos seus aliados, os homens de fé não conseguirão conduzir toda a nação para o palanque do deputado Pablo Santos, e além disso, o progressista poderá encontrar outras alternativas capaz diminuir e muito o prejuízo eleitoral.
Impressionou
O empresário e pré-candidato a vereador pelo município de Picos, Beron Filho (Sem Partido), vem pavimentando bem sua pré-candidatura. Além de contar com apoio do deputado Nerinho, o ex-prefeito de São Julião secretário estadual do PSB, Carlão, ficou bastante otimista com a desenvoltura política do pré-candidato. Parece que o ex-prefeito irá tratar com muita atenção o projeto político do empresário.