Por Marina Sérvio com informações de Elivaldo Barbosa
Acontece nesta sexta-feira (02) o maior Dia de Campo do Matopiba em uma das fazendas mais modernas do Brasil, que fica localizada no município Sebastião Leal (a 410 km de Teresina), a Fazenda Progresso, que é hoje referência regional na produção de semente de elevado desempenho produtivo. No Dia de Campo, técnicos mostraram cultivares desenvolvidas na fazenda resistentes a pragas, doenças, veranicos e capazes de produzir até 90 sacas por hectare plantado, que representam 5,4 toneladas em cada hectare cultivado.
Referência na produção e fornecimento de sementes com certificação e aval dos órgãos fiscalizadores coordenados pelo Ministério da Agricultura.
O evento, que teve uma procura altíssima, são mais de 3 mil inscritos, traz um espaço no qual o Grupo Progresso, presidido por Cornelio Sanders, para aprendizado, descobertas de tecnologias de ponta utilizadas na produção agrícola, além de uma ampla plataforma para negócios e discussões sobre o potencial do Piauí.
Na manhã de hoje, Rafael Fonteles, governador do Estado, participou de uma longa reunião com produtores da região para estabelecer novas parcerias e incentivos na área de produção, além de garantir investimentos na área da formação de mão de obra qualificada de piauienses que poderão contribuir em novos empreendimentos de ponta.
Como é o caso da agroindústria de etanol a base de milho e sorgo que será implantada na Fazenda Progresso, além de ser uma fonte de biocombustível, a iniciativa trará inúmeras vagas de trabalho para pessoas da região.
Biocombustíveis
O novo empreendimento do Grupo Progresso é voltado para produção de etanol a partir de milho e sorgo.
“A pedra fundamental já foi lançada e esperamos iniciar a produção de etanol no segundo semestre do próximo ano”, disse Cornelio Sanders, presidente do Grupo Progresso.
Palestra de Aldo Rebelo
O ex-ministro, Aldo Rebelo, que hoje é secretário de Relações Internacionais do município de São Paulo, proferiu a palestra de abertura do Dia de Campo e tratou da importância do agro para o mundo, alertando a necessidade de se garantir a segurança alimentar com sustentabilidade.
O também ex-deputado federal fez duras críticas a quem vê o agro como uma ameaça. Durante a palestra, ele reforçou que as iniciativas do campo não podem ser vistas assim, que elas podem ser na verdade a solução para problema ambientais, sociais, além de garantir a segurança alimentar.
Foto: Reprodução/ TV Cidade Verde
Sementes de soja para o cerrado brasileiro
Hoje, o Piauí é um dos maiores fornecedores de sementes de soja para o cerrado brasileiro, para a safra 24/25 a maior sementeira do estado tem a expectativa de um crescimento de cerca de 40% na produção, com previsão de 1 milhão e 900 mil sacas, atendendo 13 estados brasileiros.
E é no coração do cerrado piauiense que está uma das principais produtoras de sementes de soja do Brasil. A Progresso Sementes foi fundada em 2005, pelo Grupo Progresso. Como missão, a empresa desenvolve pesquisas para o melhoramento genético e para o desenvolvimento de cultivares mais resistentes a pragas e doenças, com maior tolerância a estiagens.
A Progresso Sementes está sediada na Fazenda Progresso, fundada no município de Sebastião Leal no ano de 2001 pela família Sanders. Hoje, a Progresso é considerada uma das fazendas mais bem estruturadas do país. A propriedade conta com Laboratório próprio de Análise de Sementes, cadastrado pelo Ministério da Agricultura; além de modernas Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes, bem como outras estruturas que possibilitam o armazenamento, a distribuição e a expansão da empresa no mercado nacional.