Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Panorama: Eles caminham em estradas diferentes na eleição de 2024
03/02/2024 18:08 em Política

Chegou ao fim a parceira política entre os grupos liderados pelo ex-prefeito Zé Neri (Sem Partido) e o atual Gil Paraibano (Progressistas). Os dois veteranos da política local, acompanhados dos seus herdeiros, agora caminham por estradas diferentes na eleição deste ano.

Sem mágoas

Pelo menos para a imprensa, tanto Gil quanto Zé afirmam que o fim da união não deixou sequelas em ambos e encaram o episódio como algo natural no mundo político.O deputado Aldo Gil e a vice-prefeita Xandu Neri, filhos de Gil e Zé, respectivamente, foram para lá de diplomáticos nas entrevistas coletivas, que deram, cada um, ao lado dos seus genitores. De ambos os lados, o discurso foi de agradecimento pelo período em que fumaram no mesmo cachimbo.

Não foi bem assim

Bom, mas segundo as más línguas, não foi bem assim. O que se sabe é que dos dois lados ocorreu início de lavação de roupa suja. Conforme os buchichos, o ex-gestor entende que sua legião foi arrematada para fora do Palácio Coelho Rodrigues (Sede do Poder Municipal). Já Paraibano alega que o líder da nação nerista já estava decidido a abandonar o barco, mas queria mais uns dois meses com seus seguidores usufruindo da cota que detinha na gestão municipal.

Se antecipou da rasteira

Há quem diga que existe provas contundentes que o deputado Nerinho não ousaria a ir contra o governador Rafael Fonteles (PT), que teria deixado claro que seus aliados em Picos que não estiverem no palanque de Pablo Santos, passarão a comer milho seco. Então, diante disso, a rasteira estava vindo a galope.

Peregrinação

Pessoas ligadas à nação nerista, que estavam ocupando cargos na gestão municipal, estão batendo nas portas dos vereadores e lideranças ligadas ao prefeito Gil. Os apaniguados querem intercessão para tentarem se manter nos seus postos. Há gente até tentando ludibriar, afirmando que, antes do rompimento, já estavam alinhados à figura do grupo de Paraibano.    

Saiu da moita

Ao que tudo indica, quem saiu da moita foi o presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros. O vereador, que andava um tanto quanto cauteloso quando o assunto era a sucessão municipal, pousou para foto com o irmão e prefeito de Bocaina, Erivelton Barros, ao lado do empresário Araujinho e o pré-candidato Pablo Santos. Apesar de o parlamentar não ter se manifestado de forma oficial, a legenda da foto dá a entender que ele vai estar no palanque do emedebista no pleito de outubro próximo.

 O maioral

O instituto Credibilidade divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto para eleição deste ano em Picos. O vereador Wellington Dantas (PT) continua liderando a disputa por uma vaga na Câmara Municipal. Quando chegou na “Casa do Povo” para assumir seu primeiro mandato, WD possuía uma forte ligação com a população da periferia, mas, com o passar do tempo ele, foi ampliando os espaços de atuação e entrou, no seu último ano do atual mandato, atuando fortemente na zona rural, e ainda intermediando muitas demandas de diversas classes junto aos órgãos públicos. O petista garante que não recebeu o resultado com vaidade e que continuará calçado nas sandálias da humildade. Segundo ele, o que importa é a renovação do seu mandato, independentemente da posição que for eleito.

100% nerista

O suplente de vereador Maté (Progressistas) demostrou fidelidade ao deputado Nerinho (PT). Muitos davam como certo que ele não desceria as escadas do Palácio Coelho Rodrigues com os demais membros da nação. Segundo alguns observadores da política picoense, o ex-vereador era um dos aliados mais prestigiados pelo prefeito. Mas que nada! Segundo uma fonte, o homem peitou Paraibano e jogou na mesa o extrato da votação por ele obtida que ajudou a eleger o mandatário.

Ficou ficando

O suplente de vereador Iata Rodrigues (PSB) mal ingressou na nação nerista e já deu adeus à legião. Com o rompimento dos grupos liderados pelo prefeito Gil e o ex Zé Neri, o socialista optou por ficar acomodado no Palácio. Iata até sinalizou que ficaria com Paraibano, mas no pleito de 2026 votaria no deputado Nerinho. Mas não se sabe o que aconteceu que não deu tempo nem ele ler o catecismo todo, pois já anunciou que passará a acompanhar o deputado Aldo Gil.

Guerra quente  

Em uma convenção, que mais pareceu uma guerra, o prefeito cassado Valmir Barbosa (Republicanos) venceu a primeira batalha. Já estava quase tudo certo para que ele apoiasse a prefeita interina, Renata Belo, mas houve um devaneio, não se sabe de quem dos dois, que levou o ex-gestor a mudar de ideia. Como os dois pertencem ao mesmo partido foram decidir a pendenga no voto e Valmir ganhou de goleada e emplacou o atual secretário de Finanças de Dom Expedito, Jonas Carvalho, e o vereador Everaldo Gonçalves como seus candidatos.

Harmonia

O MDB dom expedito lopense também realizou convenção partidária no mesmo dia. A diferença foi que a emedebista ocorreu em clima de paz e harmonia e, por unanimidade, os nomes do ex-prefeito Agenor Ferreira Lima, e do ex-vereador, Kildary Gomes Gonçalves, foram homologados como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Correndo por fora

O Partido dos Trabalhadores também terá candidato em convenção partidária. Os companheiros homologaram o nome de Joaquim do PT e o vereador Wilson de Sousa, conhecido por “Lopes”. Segundo uma fonte do vizinho município, o petista ganhou o apoio da prefeita interina Renata Belo, com sua caneta cheia de tinta, à chapa petista.

Olha o João aí gente!

Em Santana do Piauí, o jovem vereador e pré-candidato à prefeito, João Guilherme (MDB), está surpreendendo no quesito articulação política. O parlamentar, que já vinha demostrando muita habilidade e desenvoltura, conseguiu desidratar ainda mais a base aliada da prefeita Maria José (Progressistas), atingindo em cheio Neli Borges (PRD), que é o pré-candidato governista.

Se reforçando

João Guilherme arrancou, das garras da gestora, o vereador Deuzim e o suplente de vereador Zé Domingos. Os dois anunciaram apoio à sua pré-candidatura a prefeito do município no pleito de outubro próximo. Conforme pessoas ligadas ao parlamentar, vem mais adesões por aí.

COMENTÁRIOS