O líder da bancada, o deputado João Madson, afirmou nesta quinta-feira (02) que o MDB está tranquilo em relação à sucessão na presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que será ocupada pelo deputado Severo Eulálio (MDB).
"Estamos bastante tranquilos e confiantes de que o acordo feito anteriormente será mantido. Se porventura houver alguma liminar por parte de algum ministro, nós a respeitaremos. Faremos uma nova eleição e a mesma chapa vencedora será homologada de acordo com o acordo estabelecido, porque acordo é acordo", declarou.
O atual presidente da Casa é o deputado Franzé Silva (PT). Após um acordo entre PT e MDB, foram realizadas duas eleições no mesmo dia: o petista foi eleito para o primeiro biênio nos anos de 2023/2024, enquanto Severo Eulálio foi escolhido para o segundo biênio, nos anos de 2025/2026.
Na última semana, no entanto, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a antecipação da eleição para os cargos da Mesa Diretora na Paraíba e no Piauí.
O tema é objeto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7637 e 7638, protocoladas na tarde da terça-feira (30). A ADI referente à Paraíba já foi sorteada e será relatada pelo ministro Edson Fachin; quanto à do Piauí, ainda aguarda-se o sorteio do relator.