PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ESTUDO APONTA PRESENÇA DE URÂNIO E CHUMBO NA URINA DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE VAPE
14/05/2024 19:35 em Saúde

Embora proibido no Brasil, muitos jovens continuam utilizando o produto.

 

Um estudo conduzido pela Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, revelou a presença significativa de metais pesados na urina de adolescentes que usam cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes. Embora proibidos no Brasil, muitos jovens continuam utilizando esses produtos.

Além de gerar preocupações sobre o uso desses dispositivos, a pesquisa indica que o vapor inalado dos cigarros eletrônicos pode conter partículas de metais presentes nos próprios dispositivos, como urânio e chumbo.

O estudo analisou a urina de 200 adolescentes que fazem uso regular de vapes. Eles foram divididos em três grupos: usuários ocasionais, usuários intermitentes e usuários frequentes.

 

Os resultados mostraram que os jovens que fazem uso frequente e intermitente apresentaram níveis mais elevados de chumbo na urina do que os usuários ocasionais, sugerindo que estão absorvendo essas substâncias.

No entanto, os pesquisadores destacam que o estudo não estabelece uma relação causal entre esses elementos, e mais pesquisas são necessárias para confirmar a contaminação por metais provenientes dos cigarros eletrônicos.

 FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Reprodução/Internet
COMENTÁRIOS