Por Edislene Macedo / Estagiária da Rsá
A Câmara Municipal de Picos realizou, nesta quinta-feira, 14 de novembro, a sua 32ª Sessão Ordinária de 2024, no Plenário Ver. Pedro Barbosa da Silva. A sessão foi marcada pela aprovação de diversos requerimentos, com demandas importantes para a cidade.
Na ocasião, foram apresentados sete requerimentos, entre eles, o do vereador Wellington Dantas que solicitou do Ministério Público que tome providências em relação a Empresa de Transporte Coletivo de Picos, haja vista, segundo ele, que os usuários do mesmo estão correndo sérios riscos por conta do péssimo estado de conservação dos ônibus.
Vereador Wellington Dantas
“O problema do transporte coletivo de Picos é muito antigo, desde quando iniciou esse serviço aqui na cidade vem sendo debatido pelos estudantes, pela Associação de Moradores e pela Câmara Municipal. Inclusive, ano passado, no dia 23 de julho, nós estivemos com o Ministério Público após uma Audiência Pública realizada pela Câmara, solicitada por mim, debatendo esse problema, mas infelizmente nem uma providência foi tomada. São ônibus em situação ruim, que se quebram praticamente, diariamente, causando até risco para a integridade física dos passageiros”, comentou.
Conforme o vereador, a empresa de transporte alega não ter condições de oferecer um serviço de melhor qualidade devido às altas despesas trabalhistas, de combustível e manutenção. Ele ressaltou que a situação é difícil e defendeu a necessidade de uma união entre a Câmara Municipal, a sociedade, a Prefeitura de Picos e o Ministério Público para buscar soluções antes que ocorra uma fatalidade na cidade.
Participantes da Sessão
O vereador Chaguinha em seu requerimento solicitou ao Secretário de Segurança Pública do Estado Piauí a contratação de mais médicos para atuarem no IML de Picos. Durante o uso da tribuna o vereador chamou a atenção para fragilidade do atendimento médico, onde a população enfrenta dificuldades para acessar pericias necessárias.
“Picos é uma cidade problemática, onde acontecem problemas constantemente, tanto a Lei Maria da Penha, acidentes e mortes, todos precisam passar pela perícia médica e muito tem quer ir para Teresina, Oeiras ou Floriano, onde tem esse perito. E para minha surpresa, Floriano, que é uma cidade que não tem tantos problemas como Picos, hoje é assistida por profissionais peritos, todos os dias da semana, e Picos hoje, com mais a designação de um profissional, tem apenas 04, tendo uma deficiência de mais três médicos”, ressaltou.
Vereador Chaguinha
O vereador Chaguinha informou que o problema já foi apresentado aos Deputados Nerinho e Francisco Costa, assim como ao Secretário de Segurança, Chico Lucas, para poderem analisar a situação e para que no próximo concurso público essas deficiências sejam sanadas.