Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O governador em exercício, Themístocles Filho, anunciou em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com que todas as secretarias estaduais estão atuando no município de Picos para reduzir os impactos das enchentes que atingem a cidade desde a última segunda-feira (13). Devido aos intensos temporais duas pessoas faleceram e famílias estão desabrigadas na cidade.
Themístocles pregou cautela a população e destacou que o comitê de crise estadual já determinou diversas medidas.
"A SASC, a secretária de defesa, todos os órgãos estão trabalhando para dar toda a assistência à população de Picos, o Governo Federal, os senadores, os deputados, todos se uniram para ajudar a população. Como aconteceu com Picos pode acontecer com qualquer cidade do Piauí. Até abril o Piauí vai chover bastante e a gente tem que ter cuidado até o mês de abril”, afirmou.
O governador em exercício que iria ao município nesta quarta suspendeu a viagem devido ao mal tempo. Ele atua em parceria com o prefeito Pablo Santos.
“O governador está sabendo de tudo e solicitou ao vice-governador para que faça todo o possível para que a estrutura do estado esteja à disposição da população de Picos, é isto que estamos fazendo. O prefeito Pablo está consciente do que estamos realizando, está aqui o Leonardo que é do DER, toda a estrutura está na cidade de Picos como em outras secretarias do estado”, salientou.
O diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Leonardo Sobral, destacou as medidas em ação na cidade.
“A nossa equipe de engenheiros do DER está agora nesse exato momento, na verdade desde ontem na cidade de Picos, para acompanhar os efeitos das fortes chuvas que estão acometendo toda a macro região de Picos nos últimos dias. Nesse exato momento estamos percorrendo junto com a equipe do prefeito Pablo Santos que vem fazendo bom trabalho na cidade de Picos para poder nos atuar imediatamente para minimizar os danos provocados por essas fortes chuvas inclusive estamos com equipes, com máquinas para poder atuar”, finalizou.
Leia também:
Chuva causa alagamentos e mortes em Picos
A chuva que caiu em Picos na segunda-feira (13) e na manhã desta terça-feira (14) causou a morte de duas pessoas. A primeira vítima foi o bancário Marcondes Barros que foi arrastado por uma enxurrada quando tentava salvar seus cachorros que estavam no quintal da família na madrugada de terça.
Já pela manhã daquele dia morreu Francisco Vicente de Sousa, que atravessava a ponte na entrada da Aroeiras do Matadouro quando um poste de energia elétrica caiu e ao atingir a correnteza acabou gerando uma descarga elétrica na vítima.
Além das mortes, foram registrados vários alagamentos e equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4º GBM), do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) e Prefeitura Municipal tiveram que atuar no regaste das famílias. Algumas pessoas precisam subir em muros e telhados para serem resgatados. A Prefeitura ainda não informou quantas pessoas estão desabrigadas na cidade.
A previsão é de mais chuvas intensas na região, principalmente para a próxima semana.