O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai antecipar o pagamento do Bolsa Família a 13.252 famílias beneficiárias da cidade de Picos. O pagamento será feito a todos os beneficiários no dia 20 de janeiro, próxima segunda-feira.
A superintendente da Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Janaína Mapurunga, explica que, em virtude da emergência e da necessidade de atendimento aos atingidos pelas chuvas, o calendário foi alterado.
“O normal é o Bolsa Família ser pago de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social). Quando conseguimos comprovar que o município está em situação de emergência ou calamidade pública, o Estado solicita que o pagamento seja feito a todas as famílias no primeiro dia do calendário. Então, no dia 20, o recurso estará disponível na conta das famílias de Picos. Muitas famílias têm o aplicativo CAIXA TEM, e, por meio dele, podem fazer seus pagamentos e utilizar o recurso”, explica Janaína Mapurunga.
Para que o pagamento pudesse ser antecipado, foi necessário seguir o trâmite legal. O município decretou situação de emergência, o decreto foi reconhecido pelo Governo Estadual e, logo após, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) fez a solicitação ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A Sasc também efetua para o município o repasse do cofinanciamento estadual, que são recursos para o município aplicar na assistência social.
As equipes da secretaria estão em Picos ajudando no cadastro das famílias, no recebimento e na separação das doações às mais de mil pessoas que estão desalojadas em virtude das chuvas que atingem o município desde o final de dezembro de 2024. A Sasc já enviou ao município colchões e kits de higiene.
Doações
Alimentos, água, lençóis, materiais de limpeza e artigos de higiene pode ser doados nos pontos de arrecadação:
- Escola Normal Oficial - Rua São Sebastião, 49, Centro;
- 3º Batalhão de Engenharia de Construção - avenida Senador Helvídio Nunes, Jardim Natal;
- Defensoria Pública - Avenida Deputado Sá Urtiga, 1020, bairro Bomba;
- Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Rua Marcos Parente, 150, bairro São Sebastião.
Fonte: Governo do Estado do Piauí