PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Governo Federal reconhece estado de calamidade em Picos após chuvas que atingiram cerca de 20 mil pessoas
Picos
Publicado em 19/01/2025

Foto: TV Cidade Verde/ Picos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, neste sábado (18), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no interior do Piauí, castigada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Agora, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Cerca de 20 mil pessoas foram atingidas. O Governo do Piauí já havia reconhecido a situação da cidade, onde houve, inclusive, a antecipação do Bolsa Família. 

Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional chegou ao Piauí na manhã deste sábado para visitarem bairros destruídos pelo desastre em Picos e municípios próximos e ajudarem no levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho e, consequentemente, na liberação dos recursos. De acordo com o prefeito 

Na última quinta-feira, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve reunido com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para discutir a situação de municípios do Piauí e unir forças para ajuda humanitária e reconhecimentos de calamidade.

“Quero garantir ao povo do Piauí e dos demais estados do Brasil que passam por esses desafios que a nossa equipe do Governo Federal, dos ministérios do presidente Lula, estão ou por videoconferência ou presencialmente, atuando fortemente, desde os primeiros momentos, para diminuir o sofrimento das pessoas”, disse Waldez Góes.

Foto: TV Cidade Verde/ Picos


Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Comentários