PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Bombeiros reforçam ações humanitárias e vistorias em Picos
Picos
Publicado em 22/01/2025

Fortes chuvas atingiram a região e causaram alagamentos na madrugada do último dia 14 de janeiro. Medidas preventivas visam minimizar impactos causados

 

O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, com suporte de militares da corporação de Teresina, tem auxiliado nas ações humanitárias realizadas na cidade de Picos. Fortes chuvas atingiram a região e causaram alagamentos na madrugada do último dia 14 de janeiro.

O efetivo do CBMEPI foi empregado em diversas ações de resgate, de cunho preventivo, e de apoio à população do município de Picos, em conjunto com órgãos como Defesa Civil do Estado, Polícia Militar do Piauí, Polícia Civil do Piauí, e Exército Brasileiro.

Em um balanço divulgado pelo comando do 4º grupamento, desde a madrugada do dia 14/01 até às 19h30 dessa segunda-feira (20), o CBMEPI realizou as seguintes ações:

• Pessoas retiradas das áreas de inundação (resgates de perigo iminente): 34
• Resgate e captura de animais domésticos e silvestres: 7
• Vistorias em áreas de risco: 16
• Ações preventivas de ajuda humanitária (realização de mudanças ou suporte no transporte de doações): 4

De acordo com o capitão Allison Rangel, comandante do 4º grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, as ações de ajuda humanitária acontecem mediante demanda da Defesa Civil e da Assistência Social do município, em casos como o da mudança de populares que estão se deslocando para outras áreas e precisam de ajuda no transporte de móveis ou outros pertences, e no auxílio do transporte da arrecadação de alimentos para os pontos de coleta no município.

Além disso, vistorias em locais que representam algum tipo de perigo iminente para a comunidade também estão vistoriados pelos bombeiros militares. “Com os níveis das águas já baixos, estamos sendo solicitados por populares, que pedem para fazermos uma averiguação da residência onde se encontram, por medo de desabamento. Então, nosso protocolo é fazer uma análise inicial das estruturas, e se necessário, encaminhar a situação daquele imóvel para a Defesa Civil e Assistência Social, e orientar a população de como procurar um alojamento seguro”, explicou o comandante do 4º grupamento, capitão Allison Rangel.

O Corpo de Bombeiros Militar reforça que a população deve evitar entrar em áreas de risco, e em caso de emergências na cidade de Picos, acione:

193 ou (86) 9 9429-7268 – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí

199 ou (89) 9 9450 6787 – Defesa Civil do Piauí

190 – Polícia Militar

Comentários