Foto: Danilo Eliéser
Com informações de Valéria Noronha
Na manhã desta quarta-feira (29) o Tribunal de Justiça do Piauí através da Defensoria Pública do Piauí está realizando a emissão de documentos para pessoas atingidas pelas fortes chuvas na cidade de Picos. O procedimento é rápido, não necessita agendamento e nem custo para usuário.
A analista judiciária do TJ-PI, Roberta Sampaio, explicou que os serviços gratuitos serão prioritariamente destinados às famílias que tiveram seus imóveis invadidos pela água e perderam documentos.
“Essas pessoas que foram atingidas pelas chuvas, elas terão prioridade no atendimento. Em caso de pessoas que perderam tudo, a gente tentará via cartório conseguir consultar os dados”, disse a analista.
Silvania é moradora do bairro Ipueiras e teve a casa atingida pela enxurrada durante as fortes chuva no início deste mês. Além dos bens materiais, os documentos da família foram levados pela água.
“Estou aqui para tirar a documentação da minha família, isso é muito importante”, finalizou.
A emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional estão sendo realizadas através da parceria com o Instituto de Identificação Digital Félix Pachêco. Serviços como emissão divórcio consensual, validação de acordo de pensão alimentícia e reconhecimento voluntário de paternidade biológica ou socioafetiva também vão estar disponíveis gratuitamente.