Desde o dia 29 de janeiro está disponível o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para os trabalhadores de Picos que possuem o referido saldo. Contudo, algumas informações são importantes que os trabalhadores tenham em mente. A primeira é de que a prioridade do saque é para os picoenses que foram atingidos pelas chuvas deste ano e necessitam de um meio financeiro para se reerguerem com mas rapidez.
Os moradores dos bairros atingidos terão os saques liberados com uma maior facilidade. Contudo, qualquer picoense pode fazer o pedido do saque pelo aplicativo do FGTS, o qual pedirá alguns documentos e comprovação de informações.
Ao todo, 17 bairros e 9 povoados foram listados junto à Caixa Econômica como mais urgentes, por terem sido atingidos diretamente – e com estragos – pelas chuvas.
Moradores que não possuem comprovante de residência no próprio nome devem procurar a Prefeitura de Picos, junto Secretaria de Administração, para emissão de uma declaração que comprove a residência. É preciso ter em mãos um talão, documento pessoal com foto e número do NIS ou PIS/PASEP.
O saque foi um pedido direto do prefeito Pablo Santos junto ao superintendente da Caixa Econômica após as enxurradas e deslizamentos que deixaram vários picoenses desabrigados, emitindo situação de calamidade pública urgente.