Fotos: Divulgação / Alepi
A abertura do ano legislativo acontece nesta segunda-feira (03), a partir das 9 horas da manhã, com a posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O emedebista, Severo Eulálio, assume a presidência da Alepi sucedendo Franzé Silva (PT) e tendo como vice-presidente Francisco Limma (PT). Severo Eulálio assume o cargo para o próximo biênio.
Os ritos de abertura do ano legislativo iniciam com a passagem do presidente em revista à tropa na Avenida Marechal Castelo Branca às 9 horas. Logo em seguida, será aberta sessão especial para posse da nova mesa. Depois de empossada a mesa é iniciada a primeira sessão ordinária do ano de 2025 com a leitura da mensagem do governador Rafael Fonteles (PT) no plenário Deputado Waldemar Macedo.
Severo Eulálio elenca como principais desafios estabelecer um planejamento para conclusão da reforma do Palácio Petrônio Portela (iniciada em junho de 2024), além de outras demandas já vistas para o novo biênio.
“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. O poder legislativo é um importante órgão do nosso Estado, um dos pilares do nosso Estado, da democracia. entçao muitos desafios pela frente, tivemos uma reforma que está em andamento, tivemos algumas pontas que precisamos ajustar, temos muitos pontos que gosariamos e queremos melhorar, trazendo investimento, modernidade, tecnologia para que a resposta possa ser mais rápida a população”, explica o presidente.
O novo presidente da Alepi também defende a retomada da importância do Poder Legislativo.
“Nós não executamos, então as demandas, os problemas que nós escutamos no dia a dia nós temos que levar essas reivindicações para o executivo. Sensibilizá-lo da importância das ações para que possamos conseguir atender a população” acrescenta.
COMPOSIÇÃO DA MESA ALEPI
Presidente - Severo Eulálio (MDB)
Tem formação em Direito e Administração. Está em seu terceiro mandato na Alepi, tendo recebido quase 60 mil voto na última eleição. Já foi presidente das comissões de Constituição e Justiça, de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo, de Administração Pública e Política Social e dos Direitos Humanos, Juventude, Minorias e Igualdade Racial. Entre as leis em vigor originadas do seu trabalho parlamentar está a que assegura às mulheres com alto risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário a realização gratuita de exame genético para pesquisa de mutação em genes relacionados a essas doenças nas unidades públicas ou conveniadas integrantes do sistema único de saúde.
Vice-presidente - Francisco Limma (PT)
Deputado estadual eleito em 2014, 2018 e 2022, Francisco Limma já atuou como Superintendente do INCRA no Piauí, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e foi prefeito de São João do Arraial por dois mandatos – com sua política de adquirir alimentação escolar da agricultura familiar tendo grande reconhecimento. É defensor da agricultura, do pequeno produtor e do homem do campo; entusiasta do desenvolvimento territorial sustentável e do protagonismo social. Como deputado estadual, já propôs 125 projetos de lei e foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Ele é natural de Matias Olímpio e tem formação em engenharia agronômica.
2º Vice-presidente - Dr. Vinícius Nascimento (PT)
Nasceu em Teresina, em 1º de setembro de 1979. Passou pelo Hospital Regional Justino Luz em Picos, Hospital Getúlio Vargas e Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Formado em medicina pela Universidade Estadual do Piauí, especializou-se em Ortopedia e Traumatologia e logo em seguida concluiu um mestrado em cirurgia.Passou no concurso do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) para atuar como médico ortopedista, onde também atuou como diretor de 2015 a 2022. Dr. Vinicius foi o responsável pela implantação de diversos programas como, por exemplo, o Tratamento de Pé Torto Congênito e Novembrinho Azul.Em 2022, Dr. Vinicius foi eleito deputado estadual pela primeira vez.
3ª Vice-presidente - Ana Paula (MDB)
Ana Paula Mendes de Araújo é natural de Guadalupe-PI e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), iniciou sua jornada política em 1996 elegendo-se como a primeira prefeita do município de Sebastião Leal, sendo reeleita em 2000. Depois foi eleita deputada estadual pelo Piauí nas legislaturas 2007/2010 e 2011/2014. Exercerá seu terceiro mandato como deputada estadual.
1º secretário - Wilson Brandão (Progressistas)
É o decano da Casa. Exerce seu nono mandato consecutivo como titular, possuindo profundo conhecimento do Regimento Interno do Legislativo. Já ocupou a presidência e a vice-presidência da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação. Também foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente. Foi relator, na Comissão de Constituição e Justiça, do projeto originário da Lei 8.563/25, que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas escolas da rede pública e privada. Com extenso currículo acadêmico, o parlamentar possui graduação em direito, engenharia elétrica e história.
2º Secretário - Evaldo Gomes (Solidariedade)
Evaldo Gomes iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e continuou no Centro Acadêmico dos Estudantes de Pedagogia e no Diretório Central dos Estudantes, da Universidade Federal do Piauí. Enquanto deputado estadual, tem como base de atuação a educação de qualidade, o transporte digno e a defesa dos direitos da juventude e das minorias. É presidente estadual do partido Solidariedade desde 2019.
3º Secretário - Aldo Gil (PP) atualmente ocupa cargo no Executivo municipal
Graduado em Administração de empresas. Ainda jovem, iniciou a carreira empresarial seguindo a tradição da família, especialmente no ramo automobilístico. Em 2021, ingressou na vida pública como secretário municipal de Saúde de Picos. Filiado ao Partido Progressistas, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual no pleito de 2022. Integrou cinco comissões da Assembleia na condição de suplente. Dentre elas, a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.
(Atualmente ocupando cargo no Executivo municipal da capital)
4º Secretário - Dr. Felipe Sampaio (MDB)
Em seu primeiro mandato na Alepi, o médico psiquiatra já ocupa espaços importantes nas comissões. Enquanto presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, relatou as leis orçamentárias no ano de 2024. É membro da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, da qual foi vice-presidente em seu primeiro ano de parlamentar. Nascido em Teresina, já atuou como médico nos municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Esperantina.