PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cosems-PI promove acolhimento de novos gestores municipais de saúde
Piaui
Publicado em 03/02/2025

Foto: Ascom

 

Com a presença de mais de 200 municípios, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) promove, nos dias 5 e 6 de fevereiro, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, em Teresina, o Acolhimento aos Gestores do SUS no Piauí. Trata-se de evento estratégico para o fortalecimento da gestão da saúde no Estado, que contará com a participação de especialistas renomados e autoridades do setor, além de englobar, também, a Assembleia Geral do Cosems-PI. 

O evento tem como foco promover a troca de experiências e o aprimoramento das práticas de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentar novas ferramentas e tecnologias que vêm transformando o acesso e a qualidade da saúde no Brasil.

Dentre os nomes de destaque da programação, estão Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que ministrará a palestra sobre “Ser Gestor no SUS”; e Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, que tratará sobre o financiamento da Atenção Primária, um tema essencial para a reestruturação e ampliação do SUS. 

Dentre palestras e mesas redondas, serão testados temas como Regionalização e Governança no SUS, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Saúde Digital, por exemplo. A programação conta, ainda, com um espaço de apoio à gestão, onde os participantes poderão se atualizar sobre programas essenciais do SUS, como Mais Médicos, Telesaúde, Piauí Saúde Digital e a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Para a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, o evento representa um marco importante para os gestores municipais de saúde do Piauí, permitindo a atualização sobre as políticas e tecnologias do SUS, além de uma reflexão profunda sobre a governança, a regionalização e os modelos de financiamento que afetam diretamente os serviços prestados à população. “Um encontro que reafirma o compromisso das Secretarias Municipais de Saúde, destaca o protagonismo da gestão municipal no SUS e impulsiona estratégias para fortalecer a saúde pública do Piauí. Será essencial, especialmente, para os novos gestores, que terão a oportunidade de se integrar e trocar experiências com referências nacionais em saúde pública”, ressaltou a gestora.

Comentários