Foto: Reprodução
Candidatos aprovados no concurso público da área da saúde de Novo Santo Antônio, município que fica a 115 km de Teresina, estão numa luta contra o relógio para conseguirem a nomeação no certame que está prestes a vencer: com o resultado homologado e publicado em 6 de março de 2023, o concurso vai completar dois anos daqui a pouco mais de duas semanas - que é o prazo de validade do edital. Após esse período, a seleção deixa de valer para qualquer efeito legal. Ao Cidadeverde.com, a prefeita do município, Elisa Paz, disse que vai pedir a prorrogação do certame.
A enfermeira Mariza Gomes passou em 1º lugar para o cargo de enfermeira plantonista da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, a comemoração deu lugar à aflição já que, passados quase dois anos, a tão esperada nomeação nunca aconteceu. Ela conta que chegou a entrar com uma ação judicial, mas que, a justiça entendeu que o município ainda estava no prazo para fazer a nomeação.
"Eu entrei com uma ação contra a prefeitura ano passado. O juiz deferiu a favor de lá porque ainda estava no prazo, mas pedi revisão do processo agora porque saíram novos contratos que o prazo até extrapola o vencimento do concurso", disse.
O concurso fez uma seleção para cargos em diversas pastas do município, como Secretaria de Administração, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Agricultura. No entanto, alguns aprovados foram chamados, e outros não.
Quem também procurou o Ministério Público foi a Antônia Rodrigues. Ela ficou em terceiro lugar na seleção para o cargo de enfermeiro plantonista, com duas vagas, dessa forma, compondo o Cadastro de Reserva. Ela considera que deve ser chamada para o cargo alegando que a prefeitura de Novo Santo Antônio fez a renovação de contratos temporários de profissionais de enfermagem. Ela falou que já procurou a prefeitura por diversos canais, mas que não teve resposta.
"Liguei para a prefeitura, e uma pessoa que atendeu disse que era ela [a prefeita], mas disse que não podia falar naquela momento e que era para eu ligar com alguns minutos, e não atendeu mais. Mandei mensagem no Instagram e não respondeu, também procurei a ouvidoria de lá, e ninguém respondeu", relatou.
A prefeita de Novo Santo Antônio, Elisa Paz, disse ao Cidadeverde.com que vai fazer a renovação do certame dentro do prazo, até o dia 6 de março.
"Vamos prorrogar agora em março! Estamos dentro dos prazos não iremos prejudicar nenhum dos concursados!", disse.