Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
A Polícia Militar do Piauí voltará a utilizar o fardamento azul em 2025. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes. O comandante também informou que os novos uniformes estão em fase de confecção.
A ideia é que o novo fardamento possa aliar o resgaste histórico, trazendo novamente a cor azul aos uniformes, e as novas tecnologias para melhor desempenho da atividade dos militares.
“Ele vai aliar duas coisas, o resgate da tradição do uniforme antigo, resgatando o antigo uniforme que foi aceito, com a modernidade do dryfit e combate shirt. Um fardamento mais confortável, mais frio, mais seguro e resistente. Então vamos aliar tradição com a modernidade. Vamos mudar a cor para o antigo azul petróleo”, explica o comandante.
A tecnologia dryfit utiliza um tipo de tecido que auxilia no transporte de umidade para a superfície da peça, facilitando a evaporação. Já a combate shirt foi projetada para uso confortável, anatômico e resistente para uso sob os coletes.
O comandante afirma ainda que o contrato com a empresa que vai fabricar as peças já foi firmado e os oficiais passaram por medição, já que serão uniformes personalizados criados individualmente para cada oficial.
A expectativa da PM é que o lançamento ocorra em solenidade no dia do aniversário da Polícia Militar, no dia 25 de junho. Porém, ainda não há data oficial para o lançamento.