O câncer de mama, que se origina com a multiplicação desordenada das células mamárias e formação de tumores, é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo. A mamografia é o exame fundamental para diagnosticar essa doença em suas fases iniciais. Em Picos, uma parceria entre o Estado e o município tem permitido que mulheres realizem o exame gratuitamente, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz.
A iniciativa conta com uma carreta equipada que circula diariamente pelos bairros da cidade, encaminhando cerca de 100 mulheres provenientes das unidades básicas de saúde. Após uma triagem inicial, as pacientes são encaminhadas para o mamógrafo, onde o exame é realizado sem custos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Thalles Coelho, o projeto é fruto da parceria entre a Secretaria da Saúde do Piauí (SESAPI) e a Prefeitura.
“Mulheres entre 40 e 69 anos podem realizar o exame, desde que agendem a consulta na atenção básica. Além de reforçar a importância da prevenção, o programa ajuda a reorganizar a rede de saúde municipal, reduzindo a demanda reprimida por exames especializados”, destacou.
A coordenadora da Saúde de Picos, Marcelo Nordeste, ressaltou a relevância da participação feminina na campanha, enfatizando que a iniciativa pode salvar vidas. Para muitas mulheres, a carreta representa uma oportunidade de acesso a um exame que, muitas vezes, não seria realizado de outra forma.
A programação da carreta já foi definida e seguirá o cronograma abaixo:
• 26/03 – Manhã: Parque de Exposição / Pedrinhas | Tarde: Ipueiras II
• 27/03 – Manhã: Lagoa Comprida / Malvinas | Tarde: Morada do Sol
• 28/03 – Manhã: Coroatá / Cristovinho | Tarde: São José I / São José II
• 29/03 – Manhã: Estrivaria / Fátima do Piauí | Tarde: Belo Norte